Guaxupé, terça-feira, 30 de abril de 2024
Geral

Cabo Verde vence XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

quarta-feira, 17 de abril de 2024
Cabo Verde vence XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora   Fotos: Divulgação

Projeto “Um hub de cultura empreendedora” contribui para a promoção do ambiente de negócios e estímulo ao empreendedorismo

A cidade de Cabo Verde, localizada no sudoeste de Minas, venceu o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Sala do Empreendedor.

O anúncio foi realizado na cerimônia de premiação na manhã desta quarta-feira, 17, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.

O evento contou com a presença de cerca de 300 convidados, dos 24 municípios finalistas, entre prefeitos, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.
 
O município concorreu com o projeto “Sala Mineira de Cabo Verde: um hub de cultura empreendedora”.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar à Sala Mineiro do Empreendedor (SME) condições para se transformar em um hub de inovação e desenvolvimento econômico, gerando ações e articulações que transpuseram seu papel inicial.

Com o projeto, a SME passou a impactar positivamente outros departamentos da Prefeitura, como as áreas social, suprimentos e educação, fundamental para a criação de um novo conceito de como relacionar diversas demandas de uma forma harmônica, sempre sob a perspectiva econômica e empreendedora.
 
“Ganhar é sempre emocionante e importante. As vitórias surgem com a construção de parcerias que certamente nos favorecem. O apoio do Sebrae Minas foi fundamental para que tivéssemos sucesso nessa disputa.

Sem o apoio e parceria da instituição, não teríamos jeito de prestar esse serviço para nossa população por meio de um projeto tão significativo”, comemora o prefeito Cláudio Antônio Palma.
 
Premiação
Na XII edição do Prêmio, mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios do estado, foram inscritos em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial. Na fase final, disputaram 30 iniciativas, de 24 municípios.
 
Os vencedores, por categoria, foram: Cabo Verde, categoria Sala do Empreendedor; Conselheiro Lafaiete, categoria Governança Territorial; Congonhas, categoria Inclusão Produtiva; Coqueiral, categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente; Nova Lima, categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Paracatu, categoria Empreendedorismo Rural; Pirapora, categoria Compras Governamentais; Uberaba, categorias Cidade Empreendedora e Turismo e Identidade Territorial; e Varginha, categoria Empreendedorismo na Escola.
 
“Cada uma das soluções inovadoras vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é um reconhecimento ao esforço do município de sempre buscar a melhoria na gestão de maneira diferenciada e uma inspiração para tantos outros municípios, com resultados positivos no desenvolvimento socioeconômico, na educação empreendedora, na geração de emprego e renda e na liberdade de produzir, trabalhar e sustentar sonhos e realidades”, enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
 
Em suas 12 edições, o Prêmio Prefeitura Empreendedora já reconheceu 71 iniciativas de 49 municípios de Minas Gerais, projetos que têm inspirado diversos municípios do estado a evoluírem em suas estratégias de promoção do desenvolvimento econômico e social.
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!