Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Geral

Emissão de Certidão de Débitos Tributários Estaduais está mais ágil em Minas

sábado, 17 de fevereiro de 2024
Emissão de Certidão de Débitos Tributários Estaduais está mais ágil em Minas Imagem: Divulgação

Em continuidade ao Programa de Educação Fiscal, a SRF Varginha informa que a Secretaria Estadual da Fazenda de Minas Gerais (Receita Estadual) passou a disponibilizar Certidão de Débitos Tributários para o cidadão utilizando a conta GOV.BR.
 
Com isto, a certidão de débitos tributários para pessoas físicas poderá ser acessada pelo site www.cidadao.mg.gov.br, aba “impostos e taxas”.
 
A certidão pode ser:
- negativa: caso em que atesta que o contribuinte não tem pendência com o fisco mineiro, ou seja, está em dia com os tributos estaduais;
- positiva: indica pendência com a SEF/MG;
- positiva com efeito de negativa: certifica que existe pendência do contribuinte com a SEF/MG, que, no entanto, encontra-se com sua exigibilidade suspensa, tendo o mesmo efeito da certidão negativa.
 
O serviço proporciona mais celeridade para emissão da certidão pela internet, diminuindo o tempo despendido de acesso à informação e regularização de pendências, se for o caso.

De forma automática, imediata e virtual, será emitido um documento oficial, certificado pelo Estado, com total segurança jurídica, informando a situação tributária do contribuinte pessoa física que, em caso de dúvida, deve ligar 155 ou encaminhar email para a afguaxupe@fazenda.mg.gov.br. 
 

Comente, compartilhe!