Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Geral

Guaxupé e mais 849 cidades de Minas estão sob alerta de perigo para chuva de 100mm e ventos de 100km/h

terça-feira, 2 de janeiro de 2024
Guaxupé e mais 849 cidades de Minas estão sob alerta de perigo para chuva de 100mm e ventos de 100km/h Foto: iStock

Há risco de alagamentos e queda de descargas elétricas

Pelo menos 850 municípios de Minas estão sob alerta laranja de perigo para chuvas e ventos intensos para esta terça-feira (2). Há previsão de precipitações de até 100 mm/dia e rajadas de vento de até 100 km/h, com risco de alagamentos e queda de descargas elétricas. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 
O alerta do Inmet abrange todas as regiões de Minas e vale até as 10h desta terça-feira. Já em Belo Horizonte, a previsão meteorológica da Defesa Civil indica que o dia será de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva a “qualquer hora”, com a presença de raios, rajadas de vento e trovoadas isoladas. A temperatura mínima foi de 18°C, e a máxima estimada é de 24°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 75% à tarde.
 
 
Em caso de temporal, confira as orientações:
  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.  
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.    
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.    
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.    
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).  
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.   
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
 
Cidades que podem ser atingidas
No Sul de Minas, a maioria das cidades poderá ser atingida pelas chuvas, incluindo Guaxupé, Guaranésia, Muzambinho, Jacuí, NOva Resende, Monte Belo, Monte Santo de Minas, São Sebastião do Paraíso, Passos, Conceição da Aparecida, Arceburgo, Alfenas, Alterosa, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Campestre, Poços de Caldas, entre outras. (Com Hoje em Dia)

Comente, compartilhe!