Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Geral

Conta de água da Copasa fica mais cara a partir desta segunda

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024
Conta de água da Copasa fica mais cara a partir desta segunda Foto: Correio de Minas

Reajuste de 4,21% foi anunciado pela companhia em dezembro

Ano novo, tarifa nova: a partir desta segunda-feira, 1°, a conta de água da Copasa fica mais cara para o consumidor. Em dezembro, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae-MG) autorizou o reajuste de valor médio de 4,21%, que passa a valer a partir de hoje. 
 
As novas tarifas estarão em vigor até 2025. Segundo a Arsae-MG, nos cálculos para definição do valor são considerados a inflação do período, bonificações ou penalidades, de acordo com o cumprimento ou não das metas estabelecidas pela agência. 
 
Norte e Nordeste de MG terão água mais barata
Enquanto as contas da Copasa vão ficar mais caras, no Norte e Nordeste de Minas, atendidos pela Copanor, as tarifas de água e esgoto de todas as faixas de consumo vão ficar 7,68% mais baratas. 
 
Segundo a Arsae-MG, a redução é devido ao descumprimento das metas de desempenho pela companhia, que ficou aquém do desejado em aspectos como o tratamento de esgoto, a taxa de manifestações de falta de água e de descontinuidade e a taxa de reclamações de refluxo de esgoto. 
 
 
Segundo a Arsae, os reajustes são diferentes entre a Copasa e a Copanor porque os prestadores de serviço são distintos, atendendo mercados com realidades, metas e desafios diferentes.
 
Na Copasa, o ciclo tarifário dura quatro anos, sendo o primeiro ano marcado por uma revisão tarifária e os demais por reajustes tarifários. O da Copanor tem ciclo de apenas um ano, resultando em revisões tarifárias anuais.
(Com O Tempo)

Comente, compartilhe!