Guaxupé, terça-feira, 30 de abril de 2024
Geral

Capitólio flexibiliza regras para visitação em cânions após quase 2 anos de acidente

terça-feira, 19 de dezembro de 2023
Capitólio flexibiliza regras para visitação em cânions após quase 2 anos de acidente Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

Flexibilização se deve aos bons resultados dos estudos geológicos diários que estão sendo feitos no local desde março de 2022

A prefeitura de Capitólio anunciou a flexibilização das regras de acesso à região dos cânions, ponto turístico em Minas. Em janeiro, o deslizamento de paredão que vitimou 10 pessoas completará dois anos. Entre as novas regras, o uso de alguns equipamentos como capacete e colete passaram a ser facultativos.
 
As medidas foram anunciadas na última quinta-feira, 14, e já estão em vigor. De acordo com o prefeito, Cristiano Geraldo da Silva, a flexibilização se deve aos bons resultados dos estudos geológicos diários que estão sendo feitos no local desde março de 2022.
 
“Nessa semana passada recebemos um novo estudo, onde está sendo possível fazer algumas flexibilizações”, informou.
 
Outra mudança será a periodicidade das avaliações geológicas no local. De 19 de dezembro a 31 de março de 2024, a análise será feita alternando entre dia sim e dia não. A avaliação dependerá das frequências das chuvas.
 
Entre abril e setembro, que costuma ter uma estiagem maior, as avaliações ocorrerão de forma quinzenal. Já no período de maior chuvas, entre outubro e março, a análise será realizada dia sim, dia não.
 
Porém, mesmo com as novas determinações, Cristiano ressalta que as normas da marinha devem continuar sendo seguidas no local.
 
Em janeiro de 2021, dez pessoas morreram após um paredão rochoso se desprender e atingir embarcações que estavam paradas no local. A área dos cânions é o principal ponto turístico de Capitólio. O local está fechado desde 8 de janeiro. (Hoje em Dia)

Comente, compartilhe!