Guaxupé, terça-feira, 30 de abril de 2024
Geral

“O pior ainda está por vir!”, alerta meteorologista sobre previsão de uma nova onda de calor ainda mais forte em outubro

quinta-feira, 28 de setembro de 2023
“O pior ainda está por vir!”, alerta meteorologista sobre previsão de uma nova onda de calor ainda mais forte em outubro Foto: Divulgação

A primavera deve continuar com cara de verão nos próximos meses. E um dos responsáveis pelas altas temperaturas é o El Niño. A meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, explica que o fenômeno caracterizado pela elevação da temperatura média da água do Oceano Pacífico em pelo menos 0,5 grau por três meses consecutivos, aliado às características da estação, como maior aquecimento no Hemisfério Sul, possibilitarão novas ondas de calor.
 
É muito provável que tenhamos outra onda de calor em outubro e que poderá ser mais forte do que essa última que terminou em 26 de setembro. A primavera já é uma época natural de maior aquecimento no Hemisfério Sul e no Rio de Janeiro. O El Niño vai acentuar a irregularidade da chuva, o que vai permitir mais dias com sol forte na primavera — explica Pegorim.
 
Num contexto de mudança climática, as ondas de calor dessa primavera podem provocar dias mais quentes que o próprio verão, segundo Núbia Beray, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (GeoClima) da UFRJ e do Observatório do Calor.
 
Dicas
De acordo com Guilherme Penna, clínico-geral e intensivista da Casa de Saúde São José, o organismo de cada pessoa tem mecanismos para trazer o corpo para níveis normais de temperatura, quando em ambientes muito quentes. Seguem algumas dicas do clínico-geral.
 
  • Durante as pausas — que podem ser nos pontos finais — ficar em uma sombra
  • Usar roupas leves
  • Dobrar a calça, para aumentar a área de troca de calor, também é válido
  • Entre os passageiros, principalmente os englobados pelos fatores de risco, até evitar andar nesses ônibus no horário de calor é indicado, se a realidade da pessoa permitir.
  • Fazer pausas para hidratação
 
Ainda segundo Guilherme Penna, além de idosos e crianças, pessoas com fatores de risco são mais suscetíveis aos danos do calor. Pacientes com enfisema pulmonar, diabéticos, asmáticos, pessoas com insuficiência renal e quem faz uso de anti-depressivos e anti-hipertensivos também devem ficar atentos às altas temperaturas. Atitudes que podem ajudar a amenizar o calor são bem-vindas, inclusive as citadas pelos motoristas. (O Globo)
 

Comente, compartilhe!