Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Geral

Brasil continua sem Horário de Verão

sexta-feira, 22 de setembro de 2023
Brasil continua sem Horário de Verão Imagens: Divulgação

Em novembro do ano passado, o perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma enquete para saber o que as pessoas achavam da volta do Horário de Verão

O Brasil não terá Horário de Verão em 2023. A decisão, confirmada nesta sexta-feira, 22,  pelo Ministério de Minas e Energia, destaca que os dados apurados pelo Governo Federal não apontavam a necessidade de implantação do Horário de Verão.

"Em virtude do planejamento seguro implantado pelo Ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do Horário de Verão", detalha nota enviada à Itatiaia.
 
O ministério não deu detalhes sobre qual planejamento foi implantado. 

Em novembro do ano passado, o perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma enquete para saber o que as pessoas achavam da volta do Horário de Verão.

Na época, o retorno do horário venceu com 66,2% contra 33,8% que não votaram pelo não. A plataforma computou 2.363.087 milhões de votos.
 
 
Fim do horário
O fim do horário de verão, ocorrido por meio do Decreto nº 9.772/2019, ainda no governo Jair Bolsonaro, teve por base estudos do Ministério de Minas e Energia (MME), com apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

"Os estudos mostraram que a medida deixou de produzir os resultados esperados, perdendo a razão de ser aplicada."

Segundo o Operador, "não foi identificada economia significativa de energia, pois a redução observada no horário de maior consumo, ou seja, das 18h às 21h, é compensada pelo aumento da demanda em outros períodos do dia, especialmente no início da manhã."

Com base nessas análises, o Ministério optou pelo fim do Horário de Verão, que segundo a pasta "não produz resultados na redução do consumo nem na demanda máxima de energia elétrica ou na mitigação de riscos de déficit de potência." (Com Itatiaia)

 

Comente, compartilhe!