Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Geral

Abertas as inscrições para estudar em cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS em 2024

terça-feira, 19 de setembro de 2023
Abertas as inscrições para estudar em cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS em 2024 O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com 3.540 vagas abertas para ingresso de novos alunos em cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e em cursos superiores (Foto: IfSuldeminas/Divulgação)

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com 3.540 vagas abertas para ingresso de novos alunos em cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e em cursos superiores. As aulas começam no início de 2024 e todos os cursos são de graça!

As oportunidades são para 80 cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e Superiores. Uma novidade deste vestibular é a oferta do curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, na cidade de Três Pontas e a criação do curso Técnico Integrado em Geoprocessamento, no Campus Inconfidentes. Todos os cursos ofertados neste vestibular são presenciais, exceto a Licenciatura em Pedagogia, curso EaD disponibilizado nos polos Machado, Muzambinho e Bragança Paulista, que ofertam juntos 300 vagas.

Onde estudar
O IFSULDEMINAS possui campus em oito cidades da região: Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Além dos campi, os polos de ensino localizados em Bragança Paulista e Três Pontas também irão ofertar cursos neste vestibular. As unidades de Inconfidentes, Machado e Muzambinho possuem moradia estudantil e a seleção das vagas é feita pelo próprio campus, posteriormente. 

Inscrição
O período de inscrição é de 18 de setembro a 10 de novembro. Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores, no valor de R$ 40,00. Para a seleção dos cursos técnicos integrados, custará R$ 20,00. Entretanto, há a possibilidade da inscrição ser gratuita, desde que o candidato atenda aos requisitos apresentados no edital e faça a solicitação ao IFSULDEMINAS. Para todos os cursos subsequentes e para os candidatos à Licenciatura em Educação do Campo não haverá cobrança da taxa de inscrição.

Forma de seleção
- Cursos de nível técnico integrado: prova presencial com 50 questões de Português e de Matemática, no dia 10/12/22;
- Cursos de nível técnico subsequente e para a Licenciatura em Educação do Campo: análise de histórico escolar;
- Cursos de nível superior: o candidato poderá optar entre realizar prova presencial (no dia 10/12) ou usar a nota que obteve no Enem, valendo as edições de 2016 a 2022 (há vagas disponibilizadas pelo SiSU, que serão ofertadas em edital próprio).

Ações Afirmativas 
Metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral). 

Links úteis
Acesse informações sobre o Vestibular 2024/1º Semestre em: 
https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/vestibular-proen

Para informações gerais sobre o IFSULDEMINAS, acesse: https://portal.ifsuldeminas.edu.br
 

Comente, compartilhe!