Guaxupé, terça-feira, 7 de maio de 2024
Geral

IFSULDEMINAS, em parceria com a Receita Federal, lança Programa Transformar Sustentável

terça-feira, 20 de junho de 2023
IFSULDEMINAS, em parceria com a Receita Federal, lança Programa Transformar Sustentável

Mercadorias apreendidas pela Receita Federal, e transformadas pelo IFSULDEMINAS em minicomputadores e em adubo orgânico, serão doadas a prefeituras e produtores rurais

No dia 22 de junho, a partir das 9h00, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Receita Federal do Brasil (RF) farão o lançamento do Programa Transformar Sustentável. O programa do IFSULDEMINAS recebe materiais de parceiros, como a RF, transforma-os por meio de descaracterização ou manufatura e destina-os a entidades sociais e governamentais, à população de baixa renda e ao uso da própria instituição.

Pela parceria com o programa Receita Cidadã da RF, itens apreendidos, que deveriam ser destruídos ou destinados a aterros sanitários, são reaproveitados e transformados pelo IFSULDEMINAS em novas soluções. Dessa forma, cigarros e suplementos alimentares se tornam adubo orgânico; bebidas e perfumes são convertidos em álcool gel 70%; vestuários são transformados em máscaras de proteção facial; e aparelhos de TV Box, em minicomputadores. Posteriormente, esses produtos são doados por meio de chamada pública.
 
No evento de lançamento do programa, serão doados 220 minicomputadores para dez municípios da região. Também será realizada, com o apoio do  SENAR MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a doação de dez toneladas de adubo orgânico para pequenos produtores rurais da região. 

Transformação de suplemento alimentar em adubo orgânico 
O IFSULDEMINAS já utilizou o tabaco oriundo de cigarros apreendidos pela RF como matéria-prima para produzir 150 toneladas de adubo orgânico e mineral, por meio do processo de compostagem. Contudo, numa nova vertente dessa ação, o Instituto passou a também produzir o adubo orgânico à base de suplementos alimentares.

A ação sustentável é inédita no Brasil. A carga de 62 toneladas de suplementos alimentares, de diversas marcas e composições, no valor de R$ 17,7 milhões, foi apreendida e armazenada nos pátios da RF em Uberaba e Uberlândia e destinada ao Instituto ao longo de 2022 e 2023. Os insumos foram transformados pelo processo de compostagem em um composto orgânico ainda mais rico em nutrientes do que o proveniente do tabaco. 

O composto, que tem adição de 5% de suplemento alimentar, passou por análises laboratoriais realizadas por instituição particular contratada pelo IFSULDEMINAS. As análises atestaram a qualidade, a estabilidade e a segurança do produto final, viabilizando iniciar sua doação. Na embalagem do adubo orgânico, a rotulagem descreve a porcentagem de minerais como Zinco (0,17%), Magnésio (0,33%), Cálcio (1,72%) e Nitrogênio (1,34%) presentes na composição do fertilizante, além do PH (6,91) do produto e outras informações sobre a garantia nutricional.

Tv Box em Minicomputadores 
Para transformar os aparelhos de Tv Box em minicomputadores, o IFSULDEMINAS remove o  software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueia o aparelho para que ele não possa mais ser  utilizado com essa finalidade. A partir daí, o aparelho é reconfigurado para funcionar como um  minicomputador com a instalação de um sistema operacional e de softwares educacionais gratuitos. Após o procedimento, a equipe da destinação sustentável da Receita Federal, realiza o teste dos  equipamentos para assegurar que não possam retornar ao mercado como receptores de TV Box. 

Os minicomputadores serão doados aos municípios de Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Cabo Verde, Guaranésia, Juruaia, Muzambinho, Conceição da Aparecida, Itamogi, Jacuí e São Sebastião do Paraíso. 

 
Cidadania Fiscal 
Durante o evento, haverá a cerimônia oficial de inauguração do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, às 15h00. O objetivo do NAF é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas de baixa renda, para microempresas,  microempreendedores individuais e para entidades sem fins lucrativos. Os atendimentos à sociedade serão feitos pelos estudantes de diversos cursos, principalmente de Administração e de Contabilidade, capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal. Os Campi Passos e Poços de Caldas já contam com NAFs em suas instalações.

Local do evento: 
Campus Muzambinho - Auditório do Prédio H
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!