Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Geral

Iluminação do Hospital de Nova Resende é modernizada pelo Programa de Eficiência da Cemig

quarta-feira, 24 de maio de 2023
Iluminação do Hospital de Nova Resende é modernizada pelo Programa de Eficiência da Cemig O Hospital de Nova Resende foi modernizado com novas lâmpadas através de Programa da Cemig (Foto: Cemig/Divulgação)

Iniciativa substituiu mais de mil lâmpadas e beneficia pacientes e profissionais que circulam diariamente na instituição

A Cemig concluiu a modernização da iluminação do Hospital Municipal Santa Rita, em Nova Resende. Por meio do projeto Cemig nos Hospitais, a companhia promoveu a substituição de 1.030 lâmpadas mais antigas por outras de tecnologia LED na instituição, proporcionando mais conforto para pacientes e profissionais que trabalham no local, além de contribuir para a redução das despesas do hospital. 
 
A diretora da Associação dos Solidários Pró Saúde e Assistência Social, entidade mantenedora do hospital, destaca que, além da economia, a substituição das lâmpadas contribui para um local mais bem iluminado e agradável. “A eficiência energética proporcionada pela Cemig favorece a sustentabilidade do ambiente hospitalar e os recursos economizados podem ser aplicados em outras melhorias, refletindo na excelência do atendimento prestado à população de Nova Resende”, informa a diretora.
 
O Cemig nos Hospitais, projeto responsável pelos investimentos, faz parte do Programa de Eficiência Energética e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por meio dele, diversos equipamentos ineficientes são substituídos por outros mais econômicos, eficientes e modernos, tornando o uso da energia mais sustentável nas instituições de saúde. 
 
Conforme ressalta o coordenador do projeto, Neander Lima, os ganhos em eficiência energética são somados à possibilidade de os hospitais reduzirem parte significativa de suas faturas de energia, já que historicamente essas instituições têm consumo elevado devido ao tipo de atividade. “Como resultado, os recursos financeiros economizados podem ser revertidos em melhorias no atendimento à população ou demandas antigas” - afirma.
 
Programa de Eficiência Energética 
O Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, promove o uso sustentável da energia elétrica e uma cultura baseada em hábitos de consumo mais conscientes. Desde o início do Programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas (hospitais e escolas, por exemplo) que exercem amplo atendimento à sociedade.
 
Até o momento, moradores de mais de 748 municípios localizados na área de concessão da Cemig já foram alcançados. Entre 2008 e 2022, o valor investido ultrapassa a ordem de R$ 740 milhões.

 
 

Comente, compartilhe!