Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Geral

IFSULDEMINAS está com inscrições abertas para cursos técnicos e superiores no segundo semestre em 2023

terça-feira, 9 de maio de 2023
IFSULDEMINAS está com inscrições abertas para cursos técnicos e superiores no segundo semestre em 2023   Foto: IFSuldeminas/Divulgação

Estão abertas as inscrições para ingresso de novos alunos em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, presencial e Ensino à Distância (EAD), e em cursos superiores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Todos os cursos são de graça!

As oportunidades são para 6 cursos técnicos (presenciais), 4 cursos técnicos (EAD) e 3 superiores. Confira a seguir os cursos oferecidos pelo IFSULDEMINAS:
 
Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio EAD em:
Técnico Subsequente em Desenvolvimento de Sistemas (Poços de Caldas)
Técnico Subsequente em Recursos Humanos (campus Avançado Carmo de Minas)
Técnico Subsequente em Administração (campus Avançado Três Corações)
Técnico Subsequente em Informática para Internet (campus Avançado Três Corações)
 

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio Presencial em: 
Administração (Machado, Muzambinho, Poços de Caldas e Lavras) 
Agropecuária (Muzambinho e Lavras) 
Alimentos (Carmo de Minas) 
Contabilidade (Muzambinho) 
Informática para Internet (Lavras) 
Segurança do Trabalho (Muzambinho e Lavras) 

Cursos Superiores 
Tecnologia em Cafeicultura (Muzambinho) 
Licenciatura em Letras – Português (EAD – pelo Campus Poços de Caldas) 
Licenciatura em Pedagogia e EPT (EAD – pelo Campus Inconfidentes)
 
 
 Onde estudar
Para este vestibular, as vagas são para as cidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Poços de Caldas. Os cursos técnicos subsequentes à distância possuem 20% da carga horária presencial (exceto o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas que é 100% EaD) e essas aulas serão ministradas em Polos de Apoio Presencial espalhados em mais de
30 cidades do sul de Minas.

Também serão ofertados cursos na UFLA, em uma parceria inédita entre a universidade, o IFSULDEMINAS e a Prefeitura de Lavras.
As unidades de Inconfidentes, Machado e Muzambinho possuem moradia estudantil e a seleção das vagas é feita pelo próprio campus, posteriormente. No entanto, os cursos EAD não contemplam a moradia estudantil.

Inscrição
O período de inscrição para os cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio Presencial e cursos Superiores é até 17 de maio. Para os cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio EAD, as inscrições vão até 16 de junho.

Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores, no valor de R$ 40,00 para quem optar pela realização da prova ou por usar a nota do Enem; pelo SiSU, não é cobrada taxa de inscrição. Além disso, há a possibilidade de a inscrição ser gratuita, desde que o candidato atenda aos requisitos apresentados no edital e faça a solicitação ao IFSULDEMINAS. Para todos os cursos subsequentes, não haverá cobrança da taxa de inscrição.
 
Forma de seleção
- Cursos de nível técnico subsequente presencial: análise de histórico escolar ou sorteio.
- Cursos de nível técnico subsequente à distância: sorteio.
- Cursos de nível superior: o candidato poderá optar entre realizar prova presencial (no dia 04/06) ou usar a nota que obteve no Enem, valendo as edições de 2015 a 2022. Há ainda a possibilidade de ingresso pelo SiSU. 
 
Ações Afirmativas
Metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).
 
Links úteis
Para informações gerais sobre o IFSULDEMINAS, acesse:
https://portal.ifsuldeminas.edu.br
Sobre esse processo seletivo: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/vestibular-proen

Comente, compartilhe!