Guaxupé, terça-feira, 7 de maio de 2024
Geral

Secretaria de Educação lança plano para recompor aprendizado prejudicado durante pandemia

sábado, 11 de março de 2023
Secretaria de Educação lança plano para recompor aprendizado prejudicado durante pandemia  Imagem: See-MG/Reprodução

Objetivo é implementar atividades pedagógicas diferenciadas, com foco em melhorias e propósito de atenuar efeitos negativos do período de isolamento social

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou, nesta sexta-feira, 10, o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), ação desenvolvida para preencher possíveis lacunas decorrentes de dois anos em regime de aulas remotas e híbridas devido à pandemia de covid-19. A resolução que estabelece o plano foi publicada quarta-feira, 8, no Diário Oficial.

Para formar a estrutura operacional do plano nas 3.421 escolas da rede pública estadual haverá um processo seletivo simplificado para professores e especialistas efetivos da rede que atuarão nas áreas do conhecimento de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. 

Esses profissionais serão responsáveis por desenvolver ações e intervenções nas escolas, de acordo com a realidade de cada uma.  Eles vão elaborar estratégias e atividades para a recomposição das aprendizagens considerando as habilidades não consolidadas pelos estudantes. As escolas identificarão as habilidades que precisam retomar e ensinar, por meio dos resultados das avaliações formativas e do portal Simave. Toda a Educação Básica será contemplada. 

Capacitação
A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais irá conduzir a capacitação dos profissionais que serão alocados em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). 

“Após o difícil período de pandemia, é fundamental um plano para trabalharmos de forma específica as habilidades e competências dos nossos estudantes. Teremos grupos de professores e especialistas em todas as 47 regionais de ensino do Estado. Esses profissionais irão dar apoio para que cada escola possa desenhar o seu plano de recomposição e fazer ações de forma diferenciada com os estudantes”, explica o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga. (Agência Minas)


 

Comente, compartilhe!