Guaxupé, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Geral

Receita Federal e Unis inauguram primeiro NAF Aduaneiro do Sul de Minas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Receita Federal e Unis inauguram primeiro NAF Aduaneiro do Sul de Minas

Nesta terça-feira, dia 23, a Receita Federal e o grupo Educacional Unis inauguram o primeiro NAF Aduaneiro do Sul de Minas. A inauguração acontecerá às 11h00, no Centro Universitário do Sul de Minas - Campus 1, situado à rua Coronel José Alves, nº 256, Vila Pinto, em Varginha. 
O objetivo do NAF Aduaneiro ou NAF/COMEX, como também é chamado, é contribuir para que o microempreendedor individual (MEI) e o cidadão hipossuficiente possam exportar seus produtos e auxiliar também na importação, além de outras demandas relacionadas ao comércio exterior. A previsão é que o NAF/Aduaneiro no UNIS inicie seus atendimentos em 15 de março. 
O Delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro destacou a importância do NAF Aduaneiro para a sociedade. “Esse núcleo de atendimento será de suma importância para auxiliar pequenos produtores rurais, entre eles, apicultores, fabricantes de cachaça e de cerveja, e até mesmo artesãos, visando a expansão dos seus negócios. A grande vantagem dessa parceria é que não tem nenhum ônus para a sociedade, só tem pontos positivos, principalmente para os pequenos produtores que terão o auxílio dos alunos de comércio exterior, sem nenhum custo. Além disso, os alunos do curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior terão acesso à qualificação diferenciada disponibilizada pela RFB. Os objetivos principais do NAF COMEX são qualificar os alunos, os futuros empresários e/ou despachantes aduaneiros do sul de Minas, e oferecer atendimento de qualidade na importação de matéria-prima e exportação dos produtos das pessoas físicas hipossuficientes e do MEI” .
A parceria para implantação do NAF foi firmada no dia 18 de dezembro, com a ampliação do Acordo de Cooperação do NAF, assinado em 18/10/2017, para atuação a partir de 2021 também no comércio exterior. 
Estarão presentes na inauguração o delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro; o delegado adjunto da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha e como representantes do Unis:  Prof. Stefano Barra Gazzola, Presidente do Grupo Unis e Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas; Prof. Ricardo Morais Pereira, Pró-Reitor Acadêmico; Prof. Felipe Flausino de Oliveira, Chefe de Gabinete; Prof. Gustavo Flausino de Oliveira, Coordenador de Núcleo de Graduação; Prof. Dimas Almeida dos Reis, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis; Prof. Rodrigo Braga Faria, Coordenador do Programa PEIEX. 

 
Sobre o NAF  
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma parceria da Receita Federal do Brasil (RFB) com as Instituições de Ensino Superior (IES), que visa disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Constitui-se também como importante elemento da prática profissional para os alunos de ciências contábeis e comércio exterior. 
Promovem uma interação maior entre a RFB, as Instituições de Ensino, os alunos e a sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, através de um Acordo de Cooperação, a qualificação de futuros profissionais contábeis e de comércio exterior, e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes, com vista ao fortalecimento da imagem de ambos (RFB e IES) perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania. 

 
NAF Unis Varginha 
O NAF do Unis vinculado ao curso de Ciências Contábeis realizou 41.823 atendimentos no ano de 2020, que correspondem a 28,11% dos atendimentos totais realizados no país.  O NAF Aduaneiro será vinculado ao curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior. 
 
 

Comente, compartilhe!