Guaxupé, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Esportes

Governo de Minas Gerais veta volta do Campeonato Mineiro: "Nenhum protocolo seria adequado ao momento"

segunda-feira, 29 de junho de 2020
Governo de Minas Gerais veta volta do Campeonato Mineiro: "Nenhum protocolo seria adequado ao momento" Troféu Campeonato Mineiro 2020 (Foto: Guilherme Breder)

Protocolo apresentado pela Federação em parceria com os clubes não foi autorizado pelo COES

Governo de Minas Gerais veta volta do Campeonato Mineiro: "Nenhum protocolo seria adequado ao momento"
 
Protocolo apresentado pela Federação em parceria com os clubes não foi autorizado pelo COES
 
     O Campeonato Mineiro segue sem data de retorno. Na manhã desta segunda-feira, dia 29, a Secretaria de Saúde do Estado divulgou um comunicado vetando a retomada do Módulo I, tendo como base o atual cenário da pandemia, o que contraria o desejo inicial da Federação Mineira de Futebol. A decisão ocorre após o Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) analisar um protocolo apresentado pela FMF.
No último dia 17, a FMF se reuniu com o Secretário de Saúde do Estado e com integrantes dos departamentos médicos de Atlético-MG e Cruzeiro. No encontro, estabeleceram um protocolo que previa 26 de julho como uma data possível para a retomada do Módulo I. Para isso acontecer, no entanto, faltava a aprovação do COES. O que não aconteceu.
 
Leia a nota oficial
     "O Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) avaliou os protocolos apresentados pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pelos times mineiros, e que solicitava o retorno às atividades do futebol para o Campeonato Mineiro. Diante de um panorama com piora da situação epidemiológica e assistencial, em que, inclusive, foi recomendado o retorno de todos os municípios que aderiram a Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 39 de 29 de abril de 2020 (Plano Minas Consciente) para a onda verde, a avaliação feita foi de que nenhum protocolo seria adequado ao momento. Havendo uma melhora do panorama epidemiológico e assistencial os protocolos serão reavaliados para que a atividade seja retomada com segurança a vida dos envolvidos. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entende a importância do futebol e do esporte na vida do brasileiro, mas nenhum protocolo seria adequado ao momento."
 
     Em entrevista coletiva, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que a volta do Campeonato Mineiro após o dia 26 de julho vai depender do recuo do avanço da Covid-19 e de uma nova avaliação dos protocolos, que foram elogiados por ele.
“Gostaria de enfatizar que eu mesmo cheguei a ler os protocolos propostos pela Federação Mineira de Futebol. Eu achei que esses protocolos são bons, muito sérios, que demonstram muito cuidado e muita atenção com a epidemia. De uma forma geral, a equipe técnica irá avaliar os protocolos. Naturalmente, pode sugerir uma ou outra adequação, mas de uma forma geral são bons protocolos sim. Neste momento, em que nós estamos vendo um aumento da epidemia, uma aceleração de casos, em que nós aguardamos o resultado das ações de retorno à Onda Verde na maior parte do Estado, nós entendemos que não seja adequado nós progredirmos em nenhum evento neste sentido. Mas os protocolos serão avaliados. O que foi conversado, que seria a possibilidade de retornar depois do dia 26 de julho, nós ainda entendemos que possa ser possível essa reavaliação dos protocolos e um novo acordo com a Federação Mineira. Gostaria de enfatizar que achei muito interessante os protocolos, me surpreenderam pela qualidade. Entendo que, assim que os COES avaliar, devemos começar a caminhar com todos esses preparativos para o retorno do futebol”.
     O plano da Federação Mineira era retomar o campeonato nos mesmos moldes definidos inicialmente em arbitral (com semifinal e final em jogos de ida e volta), mas com partidas sem público e em sede única.  O Mineiro foi paralisado antes da realização da 10ª rodada. Ou seja, faltam dois jogos para o fim da primeira fase, além da realização da semifinal e da final, com jogos de ida e volta. Para encerrar a competição com este modelo de disputa, serão necessárias seis datas.
Após a apresentação do protocolo para retorno da competição, na semana passada, alguns clubes do interior manifestaram preocupação com a possibilidade de realização em sede única, principalmente pelo aspecto financeiro. Apesar disso, a maioria se posicionou de forma positiva para a volta no fim do mês que vem, 
 A maioria precisou rescindir ou suspender os contratos em função da pandemia. Outros, não chegaram a encerrar os contratos, mas os vínculos do grupo iam apenas até abril, data inicialmente prevista para o término do Mineiro. Boa Esporte, Coimbra e Tombense são as exceções, além, é claro, de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro. (GloboEsporte.com)
 

Comente, compartilhe!