Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cultura

Patrimônio e Memória de Guaxupé serão evidenciados em filme sobre cinemas de rua da cidade

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024
Patrimônio e Memória de Guaxupé serão evidenciados em filme sobre cinemas de rua da cidade Antigo Cine São Carlos, em Guaxupé (Foto: Arquivo)

Produção audiovisual busca materiais de arquivo e o relato de moradores guaxupeanos que vivenciaram a época de ouro dos cinemas de rua na cidade

A obra documental intitulada "Cinemas de rua de Guaxupé" buscará evidenciar histórias de cinema e de espectadores que vivenciaram a era de ouro do cinema em Guaxupé.

O apogeu, a glória e posteriormente, a decadência do Cine Teatro São Carlos serão evidenciados ao espectador, através desta narrativa onde a sala de projeção é protagonista da história na tela.

O Cine Teatro São Carlos, de propriedade da Empresa de Cinemas São Paulo-Minas S/A, foi fundado em 1947, funcionando na Av. Conde Ribeiro Valle, nº 312, e teve sua época de ouro nos anos 60. Possuía 832 lugares, funcionava diariamente e realizava uma média anual de 463 sessões para um público de cerca de 199.330 espectadores.

O filme é uma realização Memorabilia Filmes, com direção e roteiro de Eudaldo Monção Jr. (Canô) e com produção de Ketelyn Lopes, e pretende intercalar vasto acervo de imagens de arquivo da cidade de Guaxupé, com depoimentos de personagens que fizeram parte da história desse cinema ao longo dos anos, além de registrar a manutenção e o reparo de outros espaços exibidores existentes na cidade, projetos de exibição itinerante e ações cineclubistas, que se configuram como o “Novo cinema de rua”. 

A partir da experiência dos personagens moradores de Guaxupé, buscaremos contar outras histórias de cinema e sobre os cinemas, que ainda não foram contadas.

A obra audiovisual terá como gênero o documentário expositivo, onde aspectos da realidade serão expostos ao espectador.

O filme aproxima-se também do gênero experimental, a partir do uso de estéticas que se darão por meio de um estilo fílmico, muito próximo aos filmes históricos.

Serão presentes o uso de materiais de arquivo audiovisual, sonoro e fotográfico com registro da cidade de Guaxupé.

O filme se utilizará também de recortes de jornais de época, que evidenciam o funcionamento dos cinemas da cidade em todos os tempos. 

Serão utilizados ainda acervos pessoais de moradores, com destaque para o material audiovisual, fotográfico e sonoro, além de acervos da comunidade.

O que se pretende é evidenciar os ilustres moradores da cidade, que se verão retratados no filme e eternizados através do cinema. 

A obra documental já possui janela de exibição principal, sendo a 4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um retrato dos nossos tempos.

A mostra cinematográfica apresenta um panorama de curtas-metragens, em sua maioria documentários que buscam homenagear os cinemas de rua do país, além de propor uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em grande parte, estão de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção.

O evento acontece em formato presencial em várias cidades brasileiras, além de exibição virtual e nas TV 's públicas de todo país, com destaque para a Rede Minas e a TVE Bahia.

Em 2024, a quarta edição do evento acontecerá também em Manágua, Nicarágua, no Instituto Guimarães Rosa/Centro Cultural Brasil/Nicarágua, em parceria com a Embaixada do Brasil em Manágua. 

Para Canô, diretor e roteirista do filme: “A necessidade de se filmar sobre os cinemas de rua do Brasil vem se consolidando com o passar dos tempos. A exemplo disso, a Mostra Cinemas do Brasil, evento cinematográfico já realizado em Guaxupé, e que se configura como uma janela exibidora de filmes sobre a temática para todo o mundo, percorrendo em três edições, mais de 50 cidades brasileiras, exibindo mais de 70 filmes sobre cinemas de rua do país, além de exibições em países como Israel e Bolívia, e sessões em televisões públicas. É esse ganho que o filme (Cinemas de rua de Guaxupé) pretende ter, integrando-se a este grande circuito exibidor, que colocará Guaxupé em evidência para todo o mundo, levando a história dos cinemas da cidade para diversas partes do planeta por intermédio do cinema.”

Traga sua história de cinema e vire personagem do filme "Cinemas de rua de Guaxupé".

Entre em contato através do e-mail, whatsapp ou pelo instagram da produtora audiovisual Memorabilia Filmes & Produções Culturais. 

Contato

Eudaldo Monção Jr. (Diretor)
Telefone/Whatsapp - +55 (11) 9 - 81574424
E-mail: 
eudaldo.moncao@gmail.com
Instagram: @memorabiliaFilmes / https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/ 
Site Produtora: https://eudaldomoncao.wixsite.com/memorabilia 
Site Mostra Cinemas do Brasil: https://www.mostracinemasdobrasil.com/ 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!