Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cultura

FAOP Unidade Guaxupé promove ação cultural de Carnaval

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024
FAOP Unidade Guaxupé promove ação cultural de Carnaval Antigos carnavais, década de 70; na foto estão Lau Fernandes, Marlene Ferreira e Paulo de Oliveira (Foto: Acervo pessoal Família de Lau Fernandes)

A programação convida o público a reviver os antigos carnavais guaxupeanos.

Nos dias 7 e 8 de fevereiro, acontecerá na Unidade Guaxupé da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto, uma ação cultural com temática no Carnaval.

A programação contempla oficina de confecção de máscaras de papel mediada por Lik Ribeiro, professora de Desenho e Pintura da FAOP, além das oficinas musicais de percussão, proporcionada pelo músico Tom Orlando, que também é cantor, compositor, percussionista e professor de música.

Haverá também a oficina de canto, proporcionada por Lílian Fernandes, cantora atuante na construção de intervenções socioculturais com o olhar da Decolonialidade na área musical e da educação, também filha do multiartista Lau Fernandes, homenageado da exposição fotográfica desta ação cultural e educacional promovida pela FAOP Unidade Guaxupé.

Na oportunidade, Lílian compartilhará com o público um pouco das histórias de carnaval da cidade de Guaxupé, através da revisitação desses carnavais por intermédio da fotografia.

A finalização da programação será com a vivência percussiva, mediada pelo músico Adriel Job, instrumentista e pesquisador da rítmica brasileira e seus desdobramentos na música contemporânea, além de ser integrante do tradicional bloco guaxupeano (Viralatas do Samba).

A exposição fotográfica (Universo carnavalesco de Lau Fernandes), permitirá uma viagem no tempo através das fotografias, convidando o público a reviver os antigos carnavais guaxupeanos.

Serão expostos alguns dos vários prêmios adquiridos por Lau Fernandes, durante sua trajetória musical.

Participe e traga sua história de carnaval para a FAOP, através desta ação cultural que será gratuita e aberta à participação de toda comunidade.

A ação cultural de carnaval é coordenada por Eudaldo Monção Rocha Júnior (Canô), coordenador de projetos da Unidade Guaxupé da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto. 

Programação
Exposição fotográfica (Universo carnavalesco de Lau Fernandes) 

Fotografias de acervo familiar que expõem a trajetória artística de Lau Fernandes e sua relevância para os antigos carnavais guaxupeanos. 


Quem foi Lau Fernandes
Lau Fernandes (1945 - 2006 †), nascido em Guapé-MG, desde cedo já demonstrava inclinação para artes, realizando seus primeiros trabalhos de pintura ainda na adolescência, autodidata, com a assinatura Ladisferson. Veio para a cidade de Guaxupé ainda jovem como interno do seminário católico. Frequentou, ainda no seminário, aulas de pintura com a artista Arlete Simone. Apaixonou-se pela cidade e foi nela que construiu sua vida e família. Deixou o seminário e, antes de adotar Guaxupé como residência permanente, graduou-se em Letras na UFMG em Belo Horizonte, retornando para a cidade logo em seguida, onde complementou seus estudos na FAFIG. Casou-se na Igreja do Rosário com Marlene Ferreira Fernandes, natural de Dores do Indaiá e professora da escola Polivalente de Guaxupé. Sua trajetória artística é completa. Poeta, Compositor, Dramaturgo, Figurinista, Decorador e artesão (pintura em tela, restauração de imagens em cerâmica, madeira, gesso e entalhe em madeira). Ganhou premiações em concursos regionais de música, como o Festival da Canção de Boa Esperança, Festival Estudantil da UFMG e Festival de Música de Poços de Caldas. Teve uma de suas músicas selecionada finalista do festival Canta Minas da EPTV – Rede Globo. Trabalhava em restauração de imagens sacras para diversas igrejas católicas e realizou a confecção de estátuas para entradas e praças de cidades, uma delas ainda está de pé em São José da Barra - MG (Cristo Redentor na praça de entrada). Em Guaxupé era parceiro musical de vários artistas , dentre eles seu irmão, Paulo de Oliveira, Wilson Caetano, Nenê do samba, compondo sambas-canção para diversas escolas de samba (Ala Jovem, 15 de Novembro,Ticutuco) em conjunto com outros artistas da cidade. Seu samba Chica da Silva foi gravado em vinil. Era mentor do Bloco de carnaval “Ticutuco”, para o qual desenhou figurinos e compunha sambas, bem como puxava a escola na avenida. Era figurinista , desenhando figurinos também para outras escolas de samba da cidade como Ala Jovem, Feijão Queimado e 15 de novembro. Atuou como decorador de clubes da região para festas, principalmente de carnaval. No clube Guaxupé atuou por vários anos nas décadas de 80 e 90, de onde são a maior parte dos registros fotográficos. Era dramaturgo e atuou e conduziu grupos de teatro, realizando espetáculos diversos. Como escritor e poeta lançou dois livros: Colcha de retalhos e Trem da Vida.

07/02
13h30 - Oficina de confecção de máscaras de carnaval feitas de papel | Mediadora: Lik Ribeiro
15hs - Ação musical percussiva com tema no carnaval | Mediador: Tom Orlando

08/02
13h30 - Oficina de confecção de máscaras de carnaval feitas de papel | Mediadora: Lik Ribeiro
15hs - Vivência percussiva | Mediador: Adriel Job (Bloco Viralatas do Samba) e Oficina de Canto | Mediadora: Lílian Fernandes

Aproveitando o ensejo
Continuam abertas e em caráter contínuo, às inscrições para os programas da FAOP Unidade Guaxupé. Programas PIPA Jovem – Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte; e Programa PIPA Design e Artesanato. A iniciativa é fruto da parceria da Prefeitura Municipal de Guaxupé com a Fundação de Arte de Ouro Preto e integra as ações de implantação da FAOP unidade Guaxupé. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente de segunda à sexta de 08h às 17h, ou através do
formulário.

Serviço
Ação Cultural de Carnaval

Data e Hora: 07 e 08/02/2024, a partir das 13h30.
Local: FAOP Unidade Guaxupé
Endereço: R. Luís Costa Monteiro, 89 - Centro, Guaxupé - MG
Gratuito e aberto a toda comunidade


 

Comente, compartilhe!