Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cultura

Legado de escritor de São Pedro da União é mostrado em documentário

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

O documentário estreou na quinta-feira, 18, no YouTube

Foi com alegria e emoção que li sobre a estreia do documentário "José Maria Pereira: vida e obra do poeta de São Pedro da União-MG", e que no YouTube, depois assisti.
 
O filme de Maíra Reis Costa fala sobre a vida e obra do poeta sampetrense José Maria Pereira, que era apaixonado não só por literatura, mas pela pintura e escultura. E, como autodidata, produziu dezenas de quadros, escreveu quatro livros e também participou de várias antologias, sendo detentor de muitos prêmios nacionais. 
 
Ele viveu em Guaxupé
José Maria viveu no Seminário de Guaxupé desde os seus quinze anos, tendo depois formado em Letras e trabalhado como funcionário público na prefeitura de Guaxupé, onde exerceu a função de bibliotecário até aposentar-se. E foi na biblioteca, que era sua paixão, que ele fez muitos amigos e escreveu os seus livros. 
 
Eu o conheci antes, já que a sua mãe e irmãs moravam na rua Felipe dos Santos, na Vila Rica, em Guaxupé, local em que também passei parte da minha infância. E sempre fui amiga do escritor José Maria Pereira, quando ríamos da coincidência de sermos do mesmo signo de gêmeos, já que eu e ele nascemos no dia 28 de maio, só que em anos diferentes. 
 
Zé Maria era sensível, antenado nas artes e na literatura, porém trazia consigo a angústia e a dualidade dos geminianos, que vivem em eterna procura e buscando respostas para as interrogações que a vida nos conduz.

Trabalhei na educação municipal, que na época funcionava no mesmo prédio da Biblioteca Municipal. Dessa maneira, convivia diariamente com o José Maria e cultivamos uma profícua amizade. Ele sempre foi muito apegado às tradições, à família e falava na mãe e nas irmãs com muito carinho. Era uma pessoa especial, talentosa e antenada com o seu tempo.

E depois, quando fui editora do Jornal da Região, ele escreveu e colaborou com os seus poemas nas edições especiais, mostrando sempre a força e o poder das palavras. É por isso e muito mais que o poeta José Maria Pereira jamais morrerá e o documentário a ele dedicado vem em boa hora e é recebido de bom grado por todos os seus admiradores e os que gostam da boa literatura. (Paulina Zampar)

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!