Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cultura

Com 15 livros publicados, músico guaxupeano prepara novas obras para editora dinamarquesa

sexta-feira, 23 de junho de 2023
Com 15 livros publicados, músico guaxupeano prepara novas obras para editora dinamarquesa Professor Jovane Oliveira se tornou pesquisador e escritor de livros sobre música (Foto: Arquivo pessoal)

O professor de música e pesquisador guaxupeano Jovane Oliveira lançou recentemente o 15º livro pela dinamarquesa Bergmann Edition, considerada a principal editora da Europa na divulgação de música nova e rara para violão clássico. No acervo da editora há títulos para outros instrumentos e diversificação musical.

Formado em Música pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, Jovane também é graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Paulista de São José do Rio Pardo.

Residente em Guaxupé, o professor orienta músicos da cidade e região, dá aulas presenciais e virtuais para interessados de locais distantes. A iniciativa de escrever livros técnicos surgiu da necessidade de oferecer recursos didáticos nessa área. Todo o conteúdo é inédito.

Jovane conta que após encaminhar o primeiro livro para a Bergmann Edition, dias depois do material recebido a editora já propôs contrato e publicações bilíngues: inglês / português. A responsável pela versão em português da esposa do autor, Valéria.
 
Riqueza musical
Para um público leigo em música, o 15º livro publicado de Jovane - Erick Satie – Gnossienne n. 1 - não desperta o mesmo interesse e importância que o tema representa para profissionais da área. São publicações inéditas e exclusivas para o desenvolvimento técnico e musical do violão clássico e popular, como também guitarra elétrica.

Pelo mundo afora, Jovane relata que músicos, críticos musicais e estudantes têm feito ótimos comentários sobre as transcrições para violão de seis e sete cordas.

Um ex-aluno dele, Rafael Reis Rodrigues, afirma que a base do curso era o que chamava mais atenção. Em mais de 20 anos do envolvimento com a música, Rafael declara: “nunca vi até hoje, mesmo com essa quantidade de informações disponíveis, nada parecido com a base que o Jovane criou. Quem estuda base com ele, vai da etapa iniciante para a avançada com muita segurança."

Esse púbico segmentado, incluindo o crítico musical inglês Chris Dumigan, ainda destaca a eficiência, qualidade técnica e didática dos livros, que podem ser aplicados para todos os graus de estudantes.

Jovane Oliveira adiantou que já tem três livros inéditos sobre polifonia. Esta coleção específica poderá chegar a nove exemplares.
Para conhecer e adquirir a obra publicada pelo autor guaxupeano, acesse 
https://bergmann-edition.com (Silvio Reis)
 
 
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!