Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cultura

Mostra de cinema gratuita movimenta Teatro de Guaxupé

quarta-feira, 26 de abril de 2023
Mostra de cinema gratuita movimenta Teatro de Guaxupé Fotos: Eudaldo Monção Jr. / Memorabilia Filmes & Produções Culturais

Quarenta e seis filmes estão sendo exibidos, divididos em três mostras: Florestas e Desenvolvimento Sustentável, Biodiversidade, Qualidade Ambiental e Cidadania Ambiental

A produtora audiovisual Memorabilia Filmes & Produções Culturais, como um dos espaços exibidores da 11a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde, está realizando nesta semana, sessões gratuitas de filmes através do (Cineclube Memorabilia) no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes em Guaxupé. Nesta quinta-feira, 27, a partir das 13h30, terão início as sessões (Qualidade Ambiental e Cidadania Ambiental) da programação. A mostra de filmes tem por objetivo divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da linguagem audiovisual e, assim, fomentar a construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade.

Na primeira sessão, houve a participação de estudantes da Unidade Guaxupé da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto, além de profissionais da educação e adolescentes do programa de convivência do CRAS, dentre outros públicos. 

O estudante da Unidade Guaxupé da FAOP, Marcos Vinícius Martins, de 16 anos, comentou sobre as temáticas abordadas nos filmes exibidos. “Achei muito justo ter um filme falando sobre as religiões de matrizes africanas e como a natureza é ligada a ela, muitas pessoas tem uma visão errada sobre as religiões de matrizes africanas e o que elas mais pedem é respeito e igualdade”.  

Na próxima sessão, 27, haverá um momento de diálogo com o público sobre Memória e Sustentabilidade, mediado por Eudaldo Monção Jr. (Memorabilia Filmes) e Jéssica Gomes (Arpa Restauro), pensando com o propósito de promover a preservação da memória e a transmissão das heranças naturais, culturais e artísticas. O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Em Guaxupé, as sessões são coordenadas por Eudaldo Monção Jr. (Memorabilia Filmes & Produções Culturais). A ação cultural (Diálogo Memória e sustentabilidade) é uma produção de Eudaldo Monção Jr. e Jéssica Gomes. 

 
Diálogo Memória e Sustentabilidade

Jéssica Gomes (Arpa Restauro)

Jéssica Cristina Gomes Lacerda. Doutoranda em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Universidade Católica do Porto - Portugal. Atua como Professora no Curso de Auxiliar em Conservação de Bens Móveis da FAOP. É mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (2017-2019) pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPACT-MAST). Graduada em Belas Artes (2010-2014) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Pesquisadora, Conservadora e Restauradora do Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos - LabDoc- da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (2013-atual). Especialista em Conservação Preventiva em Edifícios históricos e acervos. Atua na área de Conservação e Restauro desde 2014, atuando principalmente nos seguintes segmentos: conservação e restauro de pintura, escultura, papel e restauro arquitetônico. Desde 2019 é pesquisadora de Arte Sacra e Pintura Mural. Em 2020 fundou o Atelier Arpa – Conservação e Restauro, situado na cidade de Areado-MG, que atende colecionadores e instituições de guarda pública e privada.

Eudaldo Monção Jr. (Memorabilia Filmes) 

Realizador audiovisual graduado em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Diretor do documentário (O Muro é o Meio) vencedor do prêmio aquisição EBC/TV Brasil, de melhor curta-metragem da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Selecionado no 8°e 9º edital de curtas do Canal Futura para a produção dos documentários (Louça de Deus) e (Cine Rio Branco). Atuou como coordenador e formador em audiovisual no projeto (Curso Virtual de Realização Audiovisual no Recôncavo), (Curso Memorabilia Audiovisual em Noronha). Ministrou os módulos de (Produção e direção), (Fotografia e filmagem), (Edição de imagem) e (Captação e edição de som) do Curso Vivência Audiovisual do SESC Sergipe. Idealizador, coordenador e curador da Mostra Cinemas do Brasil e do Festival Curta Libras - Mostra Cinema e Acessibilidade. Produziu o 7º Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, realizado em coprodução com o Arquivo Nacional do Brasil e CTAV - Centro Técnico Audiovisual. Atualmente é coordenador da Unidade Guaxupé da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto. 

 
Serviço: 11º Circuito Tela Verde em Guaxupé
Data de Horário: 25 e 27, a partir das 13h30
Local: Teatro Municipal Arlete Souza Mendes | Guaxupé
Evento gratuito e aberto à comunidade.

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!