Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cultura

Minas Brasil Tecelagem, de Muzambinho, está entre os trabalhos de artesãos mineiros premiados em exposição em BH

quinta-feira, 30 de março de 2023
Minas Brasil Tecelagem, de Muzambinho, está entre os trabalhos de artesãos mineiros premiados em exposição em BH Alguns dos produtos produzidos pela Minas Brasil Tecelagem (Fotos: minasbrasiltecelagem.com.br)

“Joias da Mineiridade” apresenta os trabalhos das 24 unidades produtivas do estado vencedoras da última edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato

Será inaugurada, nesta quinta-feira, 30, a exposição “Joias da Mineiridade”, que apresenta as obras dos 24 artesãos, associações e cooperativas de Minas Gerais vencedoras da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.

O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato é uma iniciativa do Sebrae e do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que identifica as melhores práticas no artesanato para transformar em referência as 100 melhores unidades produtivas do Brasil.

Em 2022, Minas Gerais teve o maior número de premiados do país. Os selecionados foram avaliados por um júri especializado, em oito critérios: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação.

Os trabalhos são de artesãos e associações mineiras das cidades de: Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Itaobim, Governador Valadares, Jenipapo de Minas, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Pirapora, Recreio, Ponto dos Volantes, Soledade de Minas, Taiobeiras, Tiradentes, Três Corações e Turmalina.

“Essa exposição sintetiza a essência de Minas Gerais e o trabalho que o Sebrae tem realizado em parceria com os artesãos mineiros. Sem interferir na riqueza da criação desses artistas, temos capacitado e norteado essas ‘Joias da Mineiridade’ para que recebam o reconhecimento tão merecido”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A ação faz parte da programação da 6ª Semana do Artesão Mineiro, promovida pelo Sebrae Minas e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). A exposição tem entrada gratuita e ficará aberta ao público até 30 de abril, no Centro de Arte Popular, localizado na Rua Gonçalves Dias, 1608, no bairro Lourdes, região Centro-Sul da capital mineira. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 12h00 às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 17h00. A entrada é gratuita.

Muzambinho
MINAS BRASIL TECELAGEM
Há 15 anos, trabalha com a produção de trama altamente resistente, com tapetes de até 4 metros de largura, jogos americanos, caminhos de mesa, almofadas e tecidos com cores vibrantes e padrões geométricos.
Contato: (35) 99149-1819
Instagram/Facebook: @minas.tecelagem
Produtos premiados: almofada CAN, tapete Mar e kit lavabo 


Serviço
Exposição “Joias da Mineiridade”
Inauguração dia 30 de março (quinta-feira), às 19h00
Abertura ao público de 31 de março a 30 de abril
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h00 às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 17h00
Centro de Arte Popular - Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes
Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita

 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!