Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Cultura

FLIG MINAS começa com a presença de Ignácio de Loyola Brandão na abertura oficial

segunda-feira, 19 de setembro de 2022
FLIG MINAS começa com a presença de Ignácio de Loyola Brandão na abertura oficial

O escritor, membro da ABL, é o patrono da 9ª edição da Feira do Livro de Guaxupé

A 9ª Feira do Livro de Guaxupé (FLIG MINAS) teve início neste domingo, 18, no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, com a ilustre participação do escritor brasileiro Ignácio de Loyola Brandão, patrono dessa edição.  Com o tema “Ler te dá superpoderes”, a FLIG marca a sua volta para o formato presencial, após duas edições on-line, devido à pandemia. O evento acontece até o dia 25 de setembro, no Clube Guaxupé, com uma programação vasta que inclui oficinas literárias, palestras, escritores internacionais, editoras de vários estados Brasil, e muito mais.  

A FLIG MINAS é um evento sem fins lucrativos, organizado por um grupo de educadores e pessoas envolvidas com cultura e arte, nas mais diversas vertentes. O evento visa promover, incentivar e difundir o hábito da leitura, proporcionando à comunidade seis dias de feira de livros com muitas editoras e livrarias, além de acesso gratuito a atividades culturais como: teatro, contação de estórias, shows de músicas, demonstração de ginástica artística, coral, show de mágicas, filme, origami, quadrinhos, mangás, hip hop, capoeira, poesia, sarau entre outras. 

Nos últimos dois anos, a FLIG foi realizada em formato on-line devido à pandemia, agora, de volta ao presencial, além da programação cultural, o evento conta com a presença de editoras de diversos lugares do Brasil, para a venda de livros, no Clube Guaxupé. Em um país onde se lê em média 2,6 livros por ano, a FLIG torna-se um evento que, além de incentivar a leitura, cumpre o importante papel de movimentar o mercado editorial, especialmente no que se refere a pequenas editoras e autores independentes. 

É o caso, por exemplo, da OIA Editora, recém-chegada ao mercado, com um catálogo rico em novos nomes da literatura brasileira contemporânea. Apesar de ter apenas um ano de existência, por meio de autogestão, a editora já publicou 13 livros, entre antologias, coletâneas, romances, contos, crônicas e poesia.  “Em tempos de interações virtuais, poder conquistar leitores pessoalmente, olho no olho, um a um, é uma oportunidade de ouro para uma editora iniciante”, comenta o expositor, editor e escritor Carlo Benevides, que também participa da programação do evento ministrando uma palestra sobre Os desafios da publicação em pequenas editoras, dia 24 (sábado), às 20h00.      

Com toda essa contribuição para a leitura, a FLIG tem como patrono Ignácio de Loyola Brandão, um dos maiores nomes da literatura brasileira. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2019, Loyola Brandão é autor de uma vasta produção literária, entre romances, contos e crônicas, como os clássicos Zero (1974) e Não verás país nenhum (1981). O autor esteve presente na abertura oficial do evento neste domingo, 18, ao lado dos homenageados Rodrigo Calistro (contador de histórias), Luciano Celso da Silva (professor) e Willi de Carvalho (artista plástico). 
 
Serviço: 
Evento: FLIG MINAS – Feira do livro de Guaxupé 
Data: de 18 a 25 de setembro 
Local: Clube Guaxupé (Av. Conde Ribeiro do Valle, 183 - Centro, Guaxupé – MG) 
Programação: http://www.fligminas.com.br/assets/doc/programacao.pdf 
Mais informações: fligminas.com.br 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!