Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Cultura

Os superpoderes da FLIG abrangem várias artes em Guaxupé

sábado, 17 de setembro de 2022
Os superpoderes da FLIG abrangem várias artes em Guaxupé Escritor angolano João Ganda (Foto: @osmar_moura_fotografia)

“Ler te dá superpoderes” é o tema da 9ª Feira do Livro de Guaxupé, FLIG, que tem como patrono o escritor Ignácio de Loyola Brandão. Nesta edição, que acontece entre 18 e 25 de setembro, haverá três homenageados: o artista plástico Willi de Carvalho, o professor Luciano Silva e o contador de histórias Rodrigo Calistro.

A abertura neste domingo, a partir das 20h00 no Teatro Municipal, vai apresentar a diversidade cultural que poderá ser assistida gratuitamente durante a semana, no Clube Guaxupé.

Este ano, diversas feiras de livro voltaram a ser presenciais e optaram pela temática do centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da Independência do Brasil. A 9ª Flig preferiu uma estrutura que privilegia cinco das 7 Artes Clássicas, com destaque para a Literatura.

Entre os vários lançamentos de livros, o angolano radicado no Brasil, João Ganda, vai falar da África pelo olhar de um africano. Ele ainda poderá valorizar a linguagem milenar dos provérbios.

O escritor e cordelista Marco Haurelio escolheu duas abordagens: “Cordel e Contos de Fadas” e a “Tradição oral na sala de aula”. Vale ressaltar que o Brasil é o único país do mundo que classificou o cordel na categoria de jornalismo poético. 

Há uma fartura diversificada de contação de histórias na Flig, incluindo espetáculos teatralizados de contação. O Teatro não faz parte das 7 Artes Clássicas, por ser considerado uma junção de literatura, pintura, dança e música. A Feira terá cinco espetáculos teatrais e artistas para conversar com o público.

Na Dança, predomina a diversificação: valsa, power dança, apresentação de um grupo da melhor idade, jazz infantil, ballet, dança árabe, hip hop e outros ritmos. Tem até campeonato de dança.

A Música será tão diversificada, que inclui canto de pássaros. O compositor Rodrigo Reis programou uma leitura musical de poemas de Manoel de Barros junto com um concerto de pios.

No encerramento, Rodrigo apresentará um documentário que se enquadra na arte do Cinema. O dramaturgo e roteirista Ricardo Inham mistura palestra e bate-papo sobre “Narrativas interioranas no teatro, na TV e no cinema”.

Na Pintura e artes afins, as exposições “Ludicavisão” e “XiloCômodo”. Julia Pantin bate-papo sobre “A poesia entre a palavra e aquarela”. Thina Curtis defende “Os superpoderes dos fanzines”. O jornalista Caetano Cury vai lançar o livro “Jorge” e participar com uma palestra e uma oficina sobre trabalhar com HQ (quadrinhos) no Brasil.

Em paralelo, a Flig oferece 11 oficinas em diversas áreas culturais. 
(Sílvio Reis)

Comente, compartilhe!