Guaxupé, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Cultura

Começou o Tormento de Eucir de Souza e outros talentos

sexta-feira, 19 de março de 2021
Começou o Tormento de Eucir de Souza e outros talentos Foto: André Grynwask

Na sequência da temporada teatral Sementes, encerrada em 18 de março, o guaxupeano Eucir de Souza assinou a direção e a dramaturgia de Tormento. A peça estreia hoje, 19, e se estende até 29 desse mês, exceto nos dias 23 e 24.
Para chegar à essência e ao formato de Tormento, o trio de atores Fernanda Viacava, Marcio Mariante e Rosana Stavis começou o processo de criação a partir da peça Entre Quatro Paredes, de Jean Paul Sartre. Ainda buscaram referências de conteúdo em obras de mais quatros artistas.
O diretor e roteirista David Linch produziu filmes surrealistas, bem diferentes do cineasta e ator José Mogica Marins, mais conhecido pelo personagem Zé do Caixão. A música e o visual irreverentes do cantor Marilyn Manson se integraram à pintura do modernista Mattisse. Tudo isso foi mesclado com o atual momento pandêmico.
O diretor de imagens da peça, André Grynwask, se valeu da fartura dessas linguagens visuais para criar ambientações da peça. Não são cenários nem salas especiais. São espaços interiores do novo normal da pandemia. Na história, duas mulheres e um homem isolados se conectam para participar de uma reunião online.
Nesse encontro, Tormento expõe fragmentos de isolamento e convívio social forçados. Sem pudor ou ética, impulsos de violência, comicidade, drama e tristeza revelam quem são verdadeiramente os três personagens. A pergunta recorrente é: “Quem são eles e como chegaram até aí?”
Eucir de Souza assina a dramaturgia, mas defende que a peça é uma criação coletiva. “Eu não sou um autor”. Com o suporte do diretor de imagem e da produtora Eneida de Souza, o elenco apresentou o resultado final das pesquisas por meio de improvisações cênicas. A partir dessas apresentações, Eucir organizou, lapidou e construiu o texto final. Ao mesmo tempo, assumiu a direção da peça. “São atores maravilhosos. Aí fica fácil dirigir”, afirmou. 
Todas as apresentações de Tormento serão ao vivo e online, com acesso gratuito pela plataforma
www.sympla.com.br, no horário das 23h00. Para quem não fez cadastro, o ideal é acessar a plataforma com antecedência para baixar o aplicativo Zoom e pedir o ingresso.
Realizado pela Clotilde Produções Artísticas, Tormento tem classificação de 18 anos e 40 min. de duração.

Comente, compartilhe!