Guaxupé, quarta-feira, 15 de maio de 2024
Cidades

Alfenas bate recorde de casos de Covid-19 no Sul de Minas

sexta-feira, 16 de outubro de 2020
Alfenas bate recorde de casos de Covid-19 no Sul de Minas Foto: Reprodução/EPTV

Cidade registrou 355 novos casos nos últimos sete dias conforme dados da SES-MG, o maior número para um município do Sul de Minas desde o início da pandemia

Apesar dos números da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontarem que o Sul de Minas registrou queda de casos e mortes por Covid-19 nesta semana, Alfenas, na contramão dessa realidade, bateu recorde no número de casos da doença registrados desde o início da pandemia. A cidade também tem a maior taxa de ocupação de leitos de UTI da região: 82%, sendo 40% por pacientes do novo coronavírus.
Segundo os dados do Estado, Alfenas registrou 355 novos casos da Covid-19 nesta semana. Até então, Pouso Alegre havia registrado o maior número de casos para uma só semana na região: 253, na última semana de agosto.
Extrema, que é a segunda cidade com mais casos desde o início da pandemia, registrou 208 na 3ª semana de agosto.
Das 30 cidades com mais casos de Covid-19 registrados no Sul de Minas desde o início da pandemia, oito tiveram aumento de novos casos, uma manteve o mesmo número e 21 apresentaram queda nesta semana.
 
Onde mais aumentou
  • +355 Alfenas
  • +184 Pouso Alegre (1 morte)
  • +82 São Sebastião do Paraíso (3 mortes)
  • +81 Varginha (2 mortes)
  • +79 Extrema
  • +62 Passos (1 morte)
  • +55 Cachoeira de Minas
  • +54 Poços de Caldas
  • +50 Três Pontas (2 mortes)
  • +48 Campo Belo (6 mortes)
 
Escalada e maior ocupação em leitos de UTI
Alfenas vem em uma escalada no número de casos de Covid-19 desde a segunda semana de setembro. A cidade dobrou o número de casos em apenas um mês.
Nas últimas cinco semanas, a cidade havia registrado +109, +102, +153, +192 e +167 novos casos da doença. E agora, pela primeira vez, ultrapassou a casa dos 300, chegando a 355 novos casos. Em relação à semana passada, o aumento foi de 112%.
Os números já refletem na ocupação de leitos de UTI. Hoje a microrregião de Alfenas tem a maior taxa de ocupação de leitos de UTI, do Sul de Minas: 82,50%. Desde a semana passada, a microrregião de Alfenas e Machado aparecem na "Onda Vermelha" do Programa Minas Consciente, do Estado, onde é recomendada a abertura apenas de serviços essenciais.
No entanto, nesta semana, 
a Prefeitura de Alfenas informou que a cidade vai continuar na "Onda Amarela" do programa, seguindo a orientação da macrorregião, o que é permitido pelo programa. (G1)
 
 
 
 
 
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!