Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cidades

Estudantes da FAOP em Guaxupé produzem tapete devocional durante o 3º concurso regional de presépios

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023
Estudantes da FAOP em Guaxupé produzem tapete devocional durante o 3º concurso regional de presépios Lara Brandão, e estudantes da unidade Guaxupé da FAOP, durante a montagem do tapete devocional na Estação Cultural (Foto: Eudaldo Monção Jr. / Memorabilia Filmes & Produções Culturais)

A arte de fazer tapetes é uma manifestação coletiva da iconografia Cristã onde serragens, raspas de couro, casca de café e outros elementos característicos do local dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos cristãos. A FAOP desde sua criação promove ações para a preservação e resgate da tradição, divulgando e valorizando a arte nos mais diversos espaços, levando os tapetes devocionais para galerias, museus, espaços urbanos e outras cidades do país e do mundo.

Em Guaxupé, a Fundação de Arte de Ouro Preto promove como ação integrante do Programa PIPA (Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte), uma imersão na confecção dos tapetes devocionais, através de oficina conduzida por Lara Brandão e Antônio Araújo, que trazem de Ouro Preto, todos os conhecimentos sobre essa tradição, para confecção em conjunto com os estudantes e exposição do trabalho final, durante o 3º concurso regional de presépios, ação que objetiva incentivar a produção de presépios artísticos e preservar este modo de expressão da arte e religiosidade popular. 

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre a história da tradição da confecção dos tapetes, além da participação em todas as etapas de sua confecção, desde os desenhos que foram inicialmente desenvolvidos em sala durante as aulas de Desenho e Pintura conduzidas pela professora e artista Lik Ribeiro, em seguida a ampliação dos desenhos estudantis, tingimento da serragem, composição e montagem do tapete, realizada durante oficina proporcionada por Lara Brandão e Antônio Araújo da equipe FAOP de Ouro Preto.

O jovem artista guaxupeano Donizetti Tavares da Silva Júnior, de 17 anos, é estudante da FAOP Unidade Guaxupé, e possui uma produção autoral de desenhos e pinturas de variadas técnicas e estilos. Para ele, a confecção do tapete devocional no contexto do 3º concurso regional de presépios, é uma ação importante para cultura de Guaxupé, por buscar evidenciar na obra, os "cartões postais" da cidade, como a Catedral, além da representação do café, outro símbolo característico da cidade.

“Estou muito satisfeito de poder colocar minha arte para tantas pessoas verem. Quanto ao Programa PIPA, estou adorando participar, aprendendo mais sobre arte, uma das coisas que eu mais amo”. 

O público poderá apreciar o tapete devocional, resultado desta ação promovida pela Unidade Guaxupé da FAOP, na Estação Cultural durante o 3º concurso regional de presépios, uma das ações do Natal de Luz de Guaxupé, conforme programação:   

03/12/23 - Estação Cultural
  •  18h00 - Abertura da 3ª Exposição e Concurso Regional de Presépios FAOP/Guaxupé
  •  até 06/01/2024 das 14 às 22h - 3ª Exposição e Concurso Regional de Presépios FAOP/Guaxupé.

Faça parte desta história. Ainda dá tempo de se inscrever nas ações promovidas pela FAOP em Guaxupé e aprender muito sobre arte e conservação. 

Jovens guaxupeanos com idades de 15 a 20 anos, podem participar do Programa PIPA (Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte), onde são oferecidas atividades presenciais gratuitas de formação e qualificação profissional no âmbito da cultura, da arte, do artesanato e do patrimônio.

Já o Programa PIPA Design e Artesanato, voltado para pessoas acima de 18 anos, tem o propósito de otimizar a gestão do artesanato, os processos criativos, além de contribuir com o fortalecimento e com a profissionalização do setor artesanal. Por conta disso, é direcionado a artesãos, artesãs e outros profissionais que lidam ofícios de tradição. 

As inscrições permanecem abertas através do formulário ou presencialmente na Unidade Guaxupé da FAOP (antiga cadeia pública), que fica na rua Luiz Costa Monteiro, 89, Centro. Horário: 8h às 12h; 13h às 17h (segunda a sexta).    

A iniciativa é fruto da parceria da Prefeitura Municipal de Guaxupé com a Fundação de Arte de Ouro Preto. A Unidade Guaxupé da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto é coordenada por Eudaldo Monção Jr. (Memorabilia Filmes & Produções Culturais).



 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!