Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Cidades

Guaxupé fica em 41º no ranking entre os melhores locais para envelhecer no país

domingo, 12 de novembro de 2023
Guaxupé fica em 41º no ranking entre os melhores locais para envelhecer no país O município de Guaxupé ficou em 41º no ranking entre as cidades de médio porte com os melhores índices para acolher e atender a pessoas com mais de 60 anos (Foto: Ascom/Pref. de Guaxupé)

São Lourenço ficou em 1º lugar no ranking entre as cidades de médio porte com os melhores índices para acolher e atender a pessoas com mais de 60 anos. Além da cidade, outros municípios da região também aparecem na lista. A informação foi revelada em uma pesquisa feita pelo Instituto de Longevidade.
 
A sul-mineira São Lourenço liderou a pesquisa em um grupo de 674 municípios considerados de médio porte. O índice é medido a cada 3 anos e leva em consideração a qualidade das condições socioambientais, econômicas, de saúde e as estruturas públicas.
 
Pesquisa
Para entender qual a melhor cidade para se envelhecer no Brasil e o quão preparados estão os municípios brasileiros para o envelhecimento populacional, o Instituto de Longevidade construiu o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL).
 
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que até 2050, 1 em cada 4 brasileiros deverá ter 60 anos ou mais.
 
Diante do levantamento, o objetivo era conhecer as melhores cidades para se envelhecer no país com base em 23 indicadores relacionados a aspectos econômicos, socioambientais e de saúde.
 
No estudo, os resultados do índice foram apresentados em formato de ranking da posição dos municípios divididos em três categorias: cidades grandes (100.000 ou mais habitantes); médias (34.850 a 99.999 habitantes); e pequenas (menos do que 34.850 habitantes).
 
O IDL pode ser um indicador importante para nortear os gestores em relação às diversas dimensões associadas ao envelhecimento populacional digno e com boas condições de vida nos municípios.

Resultado
Cidades Grandes
Dentre os 326 municípios classificados no grupo de cidades grandes, as cidades de Varginha (37.º), Pouso Alegre (39.º), Poços de Caldas (56.º) e Passos (128.º) ocuparam posições importantes no ranking das melhores cidades para aqueles que buscam viver mais e melhor no Brasil.
 
De acordo com os resultados do Censo Demográfico 2022, dentre esses quatro municípios: Poços de Caldas apresenta a maior proporção de idosos (19,8%), seguido por Passos (18,3%), Varginha (17,1%) e Pouso Alegre (16,2%).
 
O maior crescimento da população idosa nos últimos doze anos (entre 2010 e 2022) foi observado em Varginha (60,5%).
 
Cidades médias
No grupo de cidades médias, composto por 674 municípios, São Lourenço se destacou na primeira posição, como o melhor município do Brasil para se envelhecer.
 
Segundo o relatório do Instituto de Longevidade, esse resultado pode ser explicado, principalmente, pelo número de estabelecimentos e profissionais de saúde com nível superior, proporção de idosos no município, número de matrículas no ensino superior de pessoas com mais de 60 anos e o baixo número de óbitos por causas não naturais, como acidentes e violência.
 
Dentre os municípios do Sul de Minas, São Lourenço foi seguido por Guaxupé (41.º), Itajubá (61.º), Extrema (71.º), São Sebastião do Paraíso (73.º) e Alfenas (87.º), no ranking do Brasil.
 
São Lourenço se destaca, ainda, com a maior proporção de idosos no ano passado (21,4%), após um crescimento de 45,2%, em relação ao ano de 2010. Seguido por Guaxupé (20%), Itajubá (18,9%), São Sebastião do Paraíso (18,8%), Alfenas (18,4%) e Extrema (13%). (Com EPTV)
 
 
 

Comente, compartilhe!