Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Cidades

Neste domingo tem Festival Gastronômico e Cultural em Monte Santo de Minas

quarta-feira, 1 de novembro de 2023
Neste domingo tem Festival Gastronômico e Cultural em Monte Santo de Minas

Circuito gastronômico com 10 bares e restaurantes da cidade, e cozinha show são algumas das atividades da programação

Pratos típicos da cozinha mineira da Monte Santos de Minas, no Sudoeste do estado, poderão ser degustados no Festival Gastronômico e Cultural que acontece neste domingo, 5, a partir das 10h00, no Terreirão, com entrada gratuita. Dez bares e restaurantes da cidade vão comercializar receitas elaboradas para o evento, além da Cozinha Show com a preparação de um prato, ao vivo, feito pela chef Fernanda Fonseca. O evento é promovido pelo Sebrae Minas, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Monte Santo de Minas (ACIMS) e a Prefeitura.
 
“A alimentação fora do lar é um importante vetor da economia local. Por isso, apoiamos um grupo de empreendedores do setor para que possam melhorar a gestão do negócio, por meio de inovação e adequação dos pratos, proporcionando aumento das vendas e conquista de novos clientes”, explica a analista do Sebrae Minas, Lucilene Pessoni. Durante as capacitações, foram realizadas oficinas sobre atendimento ao cliente, fotografia para registro dos pratos criados, consultorias individuais com a chef Fernanda Fonseca para a criação dos pratos exclusivos, que serão comercializados durante o Festival.
 
Além das experiências gastronômicas, também está na programação do evento um Encontro de Motociclistas, e apresentações musicais com as bandas Pombo Chester e Banda Two.
 
O Festival Gastronômico e Cultural de Monte Santo de Minas é realizado, anualmente, como ação do programa Prepara Gastronomia, iniciativa que vem sendo trabalhada no município há quatro anos, junto aos empresários locais para fortalecer a economia da região, em especial, as cadeias de cultura e turismo. A iniciativa é do Sebrae Minas para fomentar a culinária local e impulsionar os negócios do segmento (bares, restaurantes, pizzarias, cozinhas e gastronomia rural) por meio de capacitações presenciais, divididas em três fases: Gestão Operacional Integrada (melhoria de processos produtivos, com ênfase em finanças e estratégias para redução de custos e gestão comercial); Elaboração de Cardápios e Fichas Técnicas e Oficina Coletiva (técnicas de empratamento, apresentação, captura de imagens e edição).
 
Conheça os estabelecimentos participantes:
Restaurante Água na Boca
Food truck Andorinhas
Bar do Tadeu
Barka - Culinária Japonesa
Baratão – Burguer
Casa da Pizza
Panificadora Dutra Bom
Sorveteria Ferreira e Rocha
Pastelaria da Nilva
Restaurante Lázaro & Família
 
SERVIÇO
Festival Gastronômico e Cultural de Monte Santo de Minas
Data: 05/11 (domingo)
Horário: a partir das 10h
Local: Terreirão - Av. Vital Paulino da Costa, 422-640
Entrada gratuita

Comente, compartilhe!