Guaxupé, terça-feira, 14 de maio de 2024
Cidades

Solidariedade para valorizar guaxupeanos na pandemia

segunda-feira, 21 de setembro de 2020
Solidariedade para valorizar guaxupeanos na pandemia Ana Cecília com o look completo: roupas e acessórios (Fotos: Dany Martins)

No aniversário de Guaxupé, em 1º de junho, a cidade ganhou um Varalzinho Solidário Infantil e Adulto totalmente adequado às normas de segurança da pandemia do coronavírus.
A iniciativa é da paulista de Santo André, Dany Martins, que mora em Guaxupé há 45 anos. Com menos trabalho de faxineira na pandemia, Dany colocou em prática um projeto de doação de roupas, calçados e acessórios. Todas as peças recebidas são higienizadas com álcool e expostas ao sol, além de serem manuseadas por uma única pessoa.
Os interessados em ganhar peças seminovas escolhem os produtos na página do Facebook. Com dia e horário marcados, a entrega é feita na porta da casa de Dany, que não recebe os visitantes para proteger os pais idosos da covid-19.
A sede do projeto é no Jardim Planalto, mas não se limita a moradores desse bairro. Atende pessoas de toda a cidade. Quem não tem internet, conta com a ajuda de amigos e vizinhos. Os contatos para doar e receber são feitos no Facebook e no celular divulgado na página. 
Dany valoriza outros varais solidários que aconteceram em Guaxupé antes da pandemia, e destaca os diferenciais do Varalzinho. Para a divulgação do look infanto-juvenil, ela convida meninas e meninos de 3 a 14 anos para serem modelos por um dia. Com autorização dos pais, as fotos são feitas no quintal de casa, sem aglomeração. Os netos de Dany, Igor e Laura, também participam.
Todo o look usado pelos modelos mirins é para doação. Diante da disputa por alguns itens, tem prioridade quem primeiro escrever um comentário na postagem. Se não buscar a doação, o segundo interessado tem preferência.
O projeto Varalzinho é voltado para todas as idades e idealiza que as pessoas se vistam bem, gastando pouco. E ainda ajuda o meio ambiente, reduzindo o descarte de produtos que podem ser aproveitados por mais tempo. O projeto também trabalha o desapego com objetos materiais. É um voluntariado que não interfere no comércio de roupas e acessórios.
Dany concilia a execução do Varalzinho Solidário com trabalhos fora de casa, cuidados com os pais e os afazeres de uma dona de casa. Ela tem quatro filhos e um casal de netos, mas dedica um bom tempo ao projeto. Na quarta-feira, as roupas são fotografadas. Na quinta à noite e sexta-feira são dias de escolher os produtos. No fim de semana acontece a entrega
Em quase quatro meses do projeto, Dany Martins revela muita gratidão por essa experiência e aprendizado. Exige sacrifícios, mas é tudo realizado com satisfação. Ela ainda garante que as doações estão chegando a quem precisa. E antecipa a chegada de mais novidades, em outubro.
Para conhecer o projeto, doar e ganhar roupas, calçados e acessórios, consulte Varalzinho Solidário Infantil e Adulto, no Facebook.
Seguem fotos com alguns modelos do Varalzinho: Ana Cecília, Ana Laura, Gabby, Igor Augusto, Julio Cézar, Kairo e Kauã Santos, Laura, Maria Eduarda e Taynara Dias.


 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!