Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Cidades

Veterinário e acupunturista ministra palestra no Senac de Guaxupé

sexta-feira, 21 de abril de 2023
Veterinário e acupunturista ministra palestra no Senac de Guaxupé Helbert, de camisa verde, ao fundo, explicando aos alunos um pouco mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa (Fotos: Divulgação)

Na última quarta-feira, dia 19, o médico veterinário e acupunturista Helbert Ananias Valverde foi convidado para ministrar palestra sobre Acupuntura na 1ª Expo Saúde organizada pelo Senac de Guaxupé. 

Os principais temas abordados foram: 
  • Acupuntura, óleos essenciais e massagem;
  • Uso de analgésicos;
  • Os malefícios do alcoolismo e a cirrose;
  • Os riscos do vício em cocaína e no craque;
  • O uso terapêutico do canabidiol.

Para facilitar o entendimento do público, os organizadores da feira exploraram os principais problemas de saúde presentes na população e montaram várias bancas, com cada uma explicando como cada problema é desenvolvido e pode ser prevenido. 

Helbert, que é médico tradicional chinês desde 2015, aproveitou para elogiar os organizadores do evento: "Fique bastante surpreso, pois nunca tinha visto um evento de saúde tão bem organizado, simples e acessível à população como este". 

 
Os estudantes de Técnico em Enfermagem ensinaram como funciona a entubação orotraqueal para respiração artificial; demonstraram como são realizadas as suturas de pele em feridas, canulacão de veias para a administração de medicamentos injetáveis; mostraram a quantidade de sal e de açúcar que existem nos alimentos industrializados; falaram sobre as deficiências ocultas, sobre o Transtorno do Espectro Autista e ainda ensinaram o modo e os motivos de alguns autistas usarem o cordão de girassol.

No final, um saxofonista encerrou o evento. 

 
Para Helbert: "O Senac está localizado em um local estratégico e um pouco mais carente da atenção de Guaxupé. Acredito que precisamos levar informações de saúde de maneira acessível para as regiões mais periféricas do nosso município. Foi o tempo em que a saúde era um privilégio da elite, hoje a saúde é um direito de todos!", terminou o acupunturista. 

Quem quiser saber como funciona a tradicional medicina chinesa ou acupuntura e seus benefícios para a saúde, agende um horário com Helbert, através do fone (35) 98825-5191.  


 


 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!