Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cidades

Castramóvel da AMEG retoma cronograma de castrações na região

terça-feira, 24 de janeiro de 2023
Castramóvel da AMEG retoma cronograma de castrações na região Fotos: Divulgação/AMEG

Após um breve recesso no final de dezembro, o projeto Castramóvel da AMEG retomou o cronograma de castrações que prevê a realização de 10.178 cirurgias até fevereiro de 2024, data limite para cumprimento do convênio firmado entre a associação e o Fundo Estadual de Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que viabilizou R$ 600 mil reais para custear parte dos custos necessários para realização das cirurgias. Outros R$ 600 mil foram destinados através de emenda parlamentar.
 
Até o dia 5 de janeiro, conforme dados do Castrômetro, as duas unidades móveis do programa e as clínicas veterinárias conveniadas realizaram 6.595 procedimentos, o que corresponde a 64,79% das cirurgias programadas. As castrações ocorreram em 20 dos 22 municípios associados.
 
Com previsão de castrar 2.084 animais, o trailer do castramóvel percorreu diversos bairros de Passos, inclusive na zona rural, entre meados de agosto até o final de dezembro, quando atingiu 1.974 castrações, restando 110 cirurgias que serão realizadas em outro momento, dada a dificuldade de localizar estes últimos animais.
 
Na semana passada, a unidade 01 do castramóvel concluiu as 270 cirurgias na cidade de Pimenta e agora, o veículo seguirá para a cidade de Piumhi onde o cronograma prevê a conclusão de 640 cirurgias que ficaram pendentes naquele município.
 
Já a unidade 02, que está na sede da AMEG em Passos, será deslocada ainda nesta semana para a cidade de Carmo do Rio Claro, onde outras 512 castrações serão efetuadas. Em seguida, o trailer seguirá para São Sebastião do Paraíso para realizar outras 1.469 esterilizações, completando assim, o ciclo de 22 municípios visitados pelo programa.
 
Após completar visitar todas as cidades, os municípios que ainda tiverem cirurgias pendentes vão receber novamente o Castramóvel para conclusão da meta estabelecida.

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!