Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cidades

Parque da Mogiana recebe o nome de Olavo Barbosa

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022
Parque da Mogiana recebe o nome de Olavo Barbosa Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé/Divulgação

O Parque passa a se chamar à partir de agora Parque Municipal da Mogiana Olavo Barbosa

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 18, o Prefeito de Guaxupé, Dr Heber Quintella, acompanhado de familiares do saudoso Olavo Barbosa, descerraram placa em homenagem à memória do empresário.

Assim, à partir de agora, de acordo com a lei número 2940, aprovada pela Câmara Municipal, por meio de seus representantes e sancionada pelo Prefeito, passa a ter o nome de PARQUE MUNICIPAL DA MOGIANA OLAVO BARBOSA.


Quem foi Olavo Barbosa
Orostrato Olavo Silva Barbosa foi o maior produtor de leite do país.

Nascido em 20 de abril de 1923, em Guaxupé, ele faleceu em 29 de setembro de 2012, com 89 anos.

Era conhecido como o “rei do leite” por liderar, há muitos anos, o ranking nacional por volume de propriedades leiteiras e também por ter servido de inspiração para a novela de Benedito Rui Barbosa, “O Rei do Gado”, sucesso da TV na década passada, e que está sendo reprisada pela Rede Globo atualmente.

Quando faleceu, Olavo estava com uma produção diária de 70 mil litros/dia, com um rebanho total de 6 mil vacas leiteiras, com predomínio da raça Holandesa. Ele não escondia que sua meta era alcançar a marca dos 100 mil litros. Para isso, vinha fazendo investimentos continuados em instalações e infraestrutura da propriedade. Com processamento próprio, respondia pela distribuição e comercialização de produtos com a marca Leite Fazenda Bela Vista, o que envolvia leite tipo A, manteiga, queijos e iogurtes.

No entanto, sua história como produtor rural teve início com a cultura do café. De simples provador da bebida, há mais de meio século, se tornou um dos maiores produtores e exportadores do produto no Brasil. Mas tanto o café como o leite sempre mereceram sua atenção direta e presente, fazendo questão de acompanhar com os empregados todos os detalhes dos diferentes processos de produção. Dizia que este era um dos segredos do seu sucesso como empresário.

Para ele, qualidade era prioridade máxima. Prova disso eram os números apresentados por seu laboratório de células somáticas, cuja análise realizava na própria fazenda há quase 20 anos. Nos últimos anos, variava na faixa de 125 mil células/ml, o que permitia oferecer um leite pasteurizado com shelf life superior a uma semana.

Com a morte de Olavo Barbosa, quem assumiu a Fazenda São José foi seu neto Sergio Ferraz Ribeiro Filho, que há anos vinha trabalhando ao lado do avô. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé/ Revista Balde Branco)

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!