Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cidades

Prefeitura de Guaxupé fecha Casa de Apoio em Barretos e inaugura outra em Alfenas, porém desagrada paciente

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022
Prefeitura de Guaxupé fecha Casa de Apoio em Barretos e inaugura outra em Alfenas, porém desagrada paciente A Casa de Apoio que foi inaugurada em Alfenas há pouco mais de um mês (Foto: Prefeitura Municipal de Guaxupé/Divulgação)

Na quarta-feira, dia 21, repercutiu nas redes sociais, através de um vídeo, a história de um paciente que faz tratamento oncológico na cidade de Barretos-SP. Acontece que ele, que tem 28 anos, foi às redes sociais pedir uma explicação da Prefeitura de Guaxupé sobre o porquê do fechamento da Casa de Apoio, local que serve de abrigo para guaxupeanos que fazem tratamento de saúde naquela cidade. 

Disse o paciente: "Hoje estou aqui representando todos os pacientes e acompanhantes que fazem uso da Casa de Apoio de Barretos. Este vídeo tem o objetivo de trazer o porquê não vão renovar o contrato desta Casa. É uma Casa que ajuda muita gente. Se for dito que não ajuda muita gente e que são poucas pessoas, a gente tem prova. A gente tá aqui e sabe que não são poucas pessoas", concluiu o paciente indignado. 

A prefeitura de Guaxupé veio a público esclarecer a situação com relação à Casa de Apoio mantida por ela na cidade de Barretos. Na verdade, a prefeitura mantém o aluguel da Casa e está encerrando o contrato neste mês de dezembro. 

De acordo com a entidade, no último dia 16 de novembro foi inaugurada uma Casa de Apoio na cidade de Alfenas, não só para tratamentos oncológicos, mas para qualquer tipo de acompanhamento e tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

E como colocou a prefeitura, "como a referência para oncologia da cidade passou a ser Alfenas, foi constatada a necessidade  de um abrigo naquela cidade. Da mesma forma, foi constatada uma expressiva queda no atendimento de pacientes guaxupeanos na cidade de Barretos".

A Casa de Apoio leva o nome de Liliane de Souza Amaral como forma de homenagem a uma jovem que comoveu a cidade de Guaxupé e toda a região, quando descobriu um câncer agressivo em julho de 2013. 

Desde então lutou arduamente contra a doença, porém perdeu a batalha para o câncer em 2015. 

A Casa de Apoio que Guaxupé mantinha em Barretos levava o nome da jovem, porém com o encerramento dos trabalhos na cidade, a Casa de Apoio de Alfenas passa a levar o nome de Liliane. 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!