Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cidades

Monumento em Homenagem ao Centenário de Guaxupé é reinstalado na Praça Primeiro de Junho

sexta-feira, 25 de novembro de 2022
Monumento em Homenagem ao Centenário de Guaxupé é reinstalado na Praça Primeiro de Junho Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé/Divulgação

Monumento inaugurado na ocasião do centenário de Guaxupé agora poderá ser visto na Praça que tem no nome o aniversário da cidade

Quem passa pela Praça primeiro de Junho (cruzamento que dá acesso ao Bairro Taboão) já deve ter notado que o Monumento em Homenagem ao Centenário de Guaxupé foi instalado naquele local. A obra foi desenvolvida pelo escultor Ze Vasconcellos. Toda em aço inox, ela homenageia a cidade de Guaxupé e foi viabilizada para a comemoração dos 100 anos da cidade, representa o povo da cidade que tem suas raízes cravadas no solo e que se desenvolveu principalmente pela estrada de ferro (trem) Mogiana, que possibilitou o transporte de produtos da cidade até centros distribuidores pelo Brasil.

Em seu site, o artista ressalta ainda que “A escultura em metal representa a população que construiu a cidade de Guaxupé. As raízes retiram a energia da terra para o desenvolvimento nestes 100 anos de crescimento.  Ela é feita em aço inox reciclado e tem como principal característica a aparência de uma arvore que se ergue as alturas elevando o número cem em seu topo.”

Durante os trabalhos de planejamento da conclusão da obra do complexo do Taboão, foi constatado que, ao mudar a estátua para o local que leva em seu nome o aniversário da cidade, tanto a praça, quanto o próprio monumento seriam extremamente valorizados, uma vez que o local tem muito movimento de veículos que entram e saem da cidade e estes teriam a oportunidade de visualizar a homenagem com mais facilidade. “A ideia é valorizar a estátua e a praça. O local tem um fluxo intenso de carros e ela terá mais visibilidade além de enfeitar a praça”, ressaltou Denise Mariano, Diretora de Obras da Prefeitura de Guaxupé.

Medindo dois metros e meio de altura, um metro e meio de largura e pesando mais de 300 quilos, o monumento ainda receberá melhorias em sua base e iluminação adequada. “Esta mudança foi pensada, estudada. Chegamos a esta conclusão depois de conversar com o artista criador da obra e até mesmo com o ex-prefeito Roberto Luciano, que era quem estava à frente do Executivo na época da instalação do monumento. Recebemos também a aprovação do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé. Chegamos felizmente em acordo e realizamos a mudança”, pontuou o Prefeito Dr Heber.

Com a conclusão da instalação do monumento, o Governo Municipal informa que estará concluída a obra do Complexo do Taboão. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé)

Comente, compartilhe!