Guaxupé, sábado, 18 de maio de 2024
Cidades

Bióloga guaxupeana lança livro de socorro animal e doa arrecadação

quarta-feira, 19 de agosto de 2020
Bióloga guaxupeana lança livro de socorro animal e doa arrecadação A bióloga guaxupeana Roberta Reis acaba de lançar livro de socorro animal (Foto: Arquivo pessoal)

A bióloga guaxupeana Roberta Reis Cruz trabalha no Ibama de São Paulo, no setor de processos contra crimes ambientais. Ainda sobra tempo de realizar um trabalho voluntário de resgate de animais de rua na capital paulista.
Durante cinco anos de proteção a gatos e cães abandonados, ela foi questionada sobre os primeiros socorros animais: a) meu cachorro levou uma picada de marimbondo, o que eu faço?; b) minha gata não está comendo; c) meu cachorro foi atropelado e está desmaiado; d) envenenaram meu gato, como devo proceder?; e) meu gatinho está fazendo cocô com sangue.
Para ter segurança nas respostas, Roberta fez o curso “Enfermeira Veterinária”. É o profissionalizante “Auxiliar Veterinário”, regulamentado pela Classificação Brasileira de Ocupações, CBO 5193-05. Ela também estagiou em uma clínica veterinária. Praticou os primeiros socorros e ampliou conhecimento. Fez vacinações, participou de exames diversos e sessões de quimioterapia. Foi assistente em cirurgias de amputação de membros, remoção de tumor, castração, eutanásia e outras complexidades.
Com o livro digital “Primeiros socorros para gatos e cães”, recém-lançado em agosto, Roberta Reis Cruz registra conhecimentos práticos, teóricos e experiência voluntária. A autora destaca que a publicação ensina medidas básicas para minimizar danos aos animais, mas não dispensa o atendimento veterinário para análise e indicação do tratamento adequado.
A ideia de produzir um livro surgiu na pandemia do Coronavírus, depois de ter sido convidada pelo Instituto Cimas para realizar um curso técnico. Montou um programa de oito horas sobre primeiros socorros. Despertou grande interesse. Mas a contribuição à causa animal poderia ser ainda maior
Roberta idealizou um livro digital, que é mais acessível financeiramente e chega a muitos leitores. Quis reverter o valor das vendas para instituições cuidadoras de animais. Como fundadora do projeto @euajudofocinhos, que faz campanhas de arrecadação de dinheiro para abrigos e ONGs de proteção animal, serão dois beneficiados. Diferentemente de ONGs e associações, que podem receber recursos financeiros oficiais, abrigos de animais sobrevivem de doações.
O abrigo São Lázaro, em Fortaleza, receberá 80% de cada livro vendido. Outros 10% vão para o Amparo Animal, em São Paulo. O restante cobrirá taxas de serviço na plataforma Hotmart, divulgadora da obra. Em Guaxupé, a Ama (Associação Amigos dos Animais) e Guaxu SOS Animal ganharam um exemplar digital.
Para adquirir o livro “Primeiros socorros para gatos e cães”, é só clicar: 
https://go.hotmart.com/W39858015P.
Contato com a autora no Instagram: @robertareiscruz. E-mail:
roberta.docs@gmail.com.

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!