Guaxupé, sábado, 4 de maio de 2024
Cidades

Feira de cactos e suculentas em Guaxupé visa expandir o agronegócio e gerar turismo

domingo, 29 de maio de 2022
Feira de cactos e suculentas em Guaxupé visa expandir o agronegócio e gerar turismo Fotos: Silvio Reis

A ornamentação de cactos e plantas suculentas é um mercado em ascensão no Brasil, com grande diversidade de espécies. A beleza das flores, entre outras características, define o valor da planta. Tem mudas a partir de R$ 5,00 e até mais de R$ 100. Plantas raras é um caso à parte.
A Apraf, Associação dos Produtores Rurais e Agricultura Familiar de Guaxupé, realizou na manhã de 29 de maio a 1ª Feira de Cactos e Suculentas, com exposição de mais de 500 espécies das duas plantas, no antigo Mercado Municipal.
A família de expositores veio de Hortolândia, no Paraná, para apresentar novidades nesse setor, comercializar mudas e incentivar a produção de cactos e suculentas no município. É um cultivo que exige pouca terra e espaço, e ainda oferece duas grandes vantagens: a durabilidade da planta e a facilidade de manutenção, dentro de casa e em áreas externas. Ideal para quem tem pouco tempo.
O presidente da Apraf, Mauri Flório, defende a diversificação do agronegócio em Guaxupé e acredita que em dois anos a 2ª Feira de Cactos e Suculentas na cidade possa ser realizada por produtores guaxupeanos, que poderão replicar as plantas adquiridas.
A tradicional produção e exposição de orquídeas em Guaxupé é uma referência positiva e um incentivo para o município se tornar um centro produtor de cactos e suculentas. Essa proposta vai ao encontro dos atuais objetivos da administração municipal de difundir e ampliar o turismo.

 
Revitalizar o Mercadão
O administrador de empresa Mauri Flório idealiza a revitalização gradual do Mercado Municipal, que é um prédio público e também privado. É um desafio complexo, mas viável, na opinião do ex-vereador.
A área que já foi reformada será ocupada por produtores de hortifrutis da Apraf, que comercializam tomate, pimentão, alface e outros cultivares. Quanto maior a ocupação desse espaço, mais geração de renda no campo e trabalho na cidade.
Para Mauri, também é preciso realizar eventos no local, para que a comunidade guaxupeana queira o Mercadão revitalizado. A 1ª Feira de Cactos e Suculentas mostrou infraestrutura para receber bem um grande público e aqueceu o comércio próximo. 
(Silvio Reis)

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!