Guaxupé, quarta-feira, 1 de maio de 2024
Cidades

Onda Verde oficializa cadastro para atuação socioambiental e na causa animal, em Guaxupé

sexta-feira, 11 de março de 2022
Onda Verde oficializa cadastro para atuação socioambiental e na causa animal, em Guaxupé  O presidente da Onda Verde, Herbert Valverde (Fotos: Arquivo Onda Verde/Divulgação)

Com apoio financeiro de quatro colaboradores, a Associação Comunitária Socioambiental Onda Verde de Guaxupé – ACSOVG – conseguiu viabilizar o registro oficial em cartório. O CNPJ já está disponível.
Na noite de 18 de março, esses apoiadores receberão agradecimentos e um título na Câmara Municipal. Por conta da pandemia, a homenagem será restrita a convidados. Receberão o título de membro honorífico da Associação Onda Verde o advogado Plínio Langoni Borges, Dog & Cia, a educadora canina Luciana Zerbini e a Couty Calçados.
O Projeto Onda Verde foi iniciado em 2017 e passou por algumas etapas até definir as suas atuais áreas de atuação. Com localização em Guaxupé e atuação regional, é uma associação apartidária e sem vínculos políticos. O objetivo é suprir demandas comunitárias nas áreas social, ambiental e da causa animal. Serão atividades não realizadas pelo poder público.
Depois da formação do Conselho Diretor, foi iniciado o processo cadastral, em 2021, para que os projetos e ações desenvolvidas tenham amparo jurídico. Grupos sociais ainda não registrados poderão contar com a parceria Onda Verde para desenvolvimento de trabalhos de interesse comum.

 
Projetos iniciados
Antes do cadastro oficial, a Onda Verde buscou parceria com a Krona Pet para fornecimento de peças necessárias à produção de cadeirinhas para cães com deficiência física.
O modelo idealizado é o projeto Reciclando Patas, de André Gondin. O casal guaxupeano de voluntários, Daniel Alexandre Ramos e Marivânia Veronezzi, poderá produzir as cadeiras, gratuitamente, mediante fornecimento de tubos, tampões, cotovelos e outras peças.
A segunda atividade da Associação foi um plantio simbólico no Dia da Árvore, em 21 de setembro. Uma pitangueira plantada na calçada de uma loja de veículos deu início à ação ambiental. Funcionários da empresa vão cuidar da futura árvore.
 
Equipe diretiva
Em 2017, três voluntários se reuniram para analisar demandas sociais que poderiam ser realizadas por uma associação. Hoje, essa pequena equipe ocupa os três principais cargos diretivos da Onda Verde, na gestão de 2021-2025.
O atual presidente, Helbert Ananias Valverde, é acupunturista e Médico Veterinário. Já atua no controle, profilaxia e bem-estar dos animais desde 2016.
O vice-presidente José Antônio Lofrano é assistente social aposentado e psicólogo atuante. Foi presidente da ONG socioambiental Angakira, em Guaxupé.
A aposentada Maria Aparecida Sandroni Silva é protetora dos animais há mais de 20 anos. Como tesoureira da Onda Verde vai contribuir com uma longa experiência em prol de animais menos favorecidos.
Outros sete integrantes fazem parte da equipe diretiva:
  • Helbert A. Valverde (presidente),
  • José A. Lofrano (vice-presidente)
  • Maria Aparecida S. Silva (tesoureira),
  • Verônica A. Silva (segunda tesoureira)
  • Glatieres A. M. Gomes (1ª secretária)
  • Helenilce A. Passos (2ª secretária)
  • Maria Carmelita R. Bardí (suplente de diretoria)
  • Adelma A. Martins (conselho fiscal),
  • Silvana Farah (conselho fiscal)
  • Regina dos Santos (conselho fiscal)
  • Luana C. Felisberto (suplente de conselho fiscal).

Torne-se associado e voluntário
Para ser associado da Onda Verde, consulte um dos membros da equipe diretiva, nas redes sociais, para preencher uma ficha. Não é obrigatório contribuir com dinheiro para ser sócio. A Associação só recebe doações voluntárias por meio das tesoureiras.
Se você tem ideias de ações sociais para melhorar o seu bairro ou a área urbana e rural de Guaxupé, a Onda Verde analisa o seu projeto e poderá viabilizá-lo. (Sílvio Reis)

 
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!