Guaxupé, quinta-feira, 2 de maio de 2024
Cidades

Secretaria de Educação de Guaxupé lança o Projeto SuperAção em parceria com a Unesp de Marília

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
Secretaria de Educação de Guaxupé lança o Projeto SuperAção em parceria com a Unesp de Marília

Após praticamente dois anos de suspensão das aulas presenciais, as equipes municipais estão buscando meios para recuperar os prejuízos deixados pela pandemia na educação. Diante desse cenário, especialistas e organizações nacionais e internacionais têm reforçado a importância dos gestores educacionais e escolares desenvolverem ações específicas com foco na recuperação das aprendizagens durante o ensino remoto.
Uma recomendação em comum entre as elaboradas por organismos internacionais, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Unesco e Banco Mundial é a ênfase em estratégias para acompanhar e estimular o engajamento dos estudantes. Por isso, diversas ações educacionais fazem parte do planejamento da Secretaria Municipal de Educação para 2022, sendo uma delas a parceria, sem nenhum custo para o município, com a Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília.
O contato desta renomada universidade com a educação municipal já acontece há alguns anos. Professores e coordenadores visitaram as escolas municipais para conhecer o trabalho desenvolvido, alguns destes também palestraram em eventos educacionais do município e região.
Este vínculo ficou ainda mais fortalecido neste início de ano, quando a Secretaria de Educação e a UNESP/Marília, por meio da professora Eliane Giachetto Saravali, efetivou uma assessoria pedagógica, objetivando proporcionar um curso de extensão para os especialistas, coordenadores pedagógicos e professores de sala de apoio.  Além da formação continuada, haverá um acompanhamento das dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental, bem como orientações e direcionamento coerentes ao desenvolvimento e necessidades das crianças.
O projeto intitulado “SuperAção” pretende auxiliar as escolas na recuperação dos alunos que apresentarem defasagem de aprendizagem. Este atendimento será oferecido no contra turno das aulas, nas salas de apoio que já funcionam em todas as escolas municipais de ensino fundamental desde 2013, por meio de atividades diferenciadas das que acontecem em sala de aula.
Segundo Érica Gonçalves, coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, “a volta às aulas presenciais tem sido fundamental, primeiramente todas as escolas realizarão avaliações diagnósticas para identificar quais habilidades os alunos já adquiriram e quais são aquelas que ainda necessitam ser desenvolvidas. O Projeto SuperAção será mais um recurso de apoio pedagógico para os nossos alunos”.
Sandra Costa, Secretaria de Educação, esclareceu que “apesar do esforço de todos os profissionais da educação para manter o processo de aprendizagem durante a pandemia, por meio do ensino remoto e híbrido, a suspensão das aulas presenciais deixou prejuízos pedagógicos. Será necessário investir ainda mais em estratégias de busca ativa, flexibilização curricular, priorizando as aprendizagens essenciais”.
A rede municipal está acolhendo os alunos, famílias e toda comunidade escolar, estabelecendo um diálogo constante com todos os pais e responsáveis, reforçando os vínculos neste retorno às salas de aula, mantendo um trabalho em conjunto no cumprimento do direito à educação de qualidade para todos. (Assessoria de Comunicação da prefeitura de Guaxupé)
 
 
 

Comente, compartilhe!