Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cidades

Prefeito decreta Felinju como Patrimônio Imaterial de Juruaia

terça-feira, 30 de novembro de 2021
Prefeito decreta Felinju como Patrimônio Imaterial de Juruaia Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juruaia

Na última sexta-feira, 25, o Prefeito Celsinho assinou o Decreto Municipal nº 1.443/2021, que "homologa o registro da Felinju como patrimônio imaterial do município". A Feira de Lingerie de Juruaia é realizada há 24 anos no fim do mês de abril e início do mês de maio.
No dia 25 de novembro, a empresa de consultoria Triângulo Multiprojetos entregou para o Departamento de Cultura, o dossiê de registro imaterial da Felinju e o mesmo foi aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio. O prefeito, de posse da ata do conselho, editou o decreto de n° 1.443, transformando a Felinju como um patrimônio cultural da cidade.
"A Felinju  traz para a cidade um enorme desenvolvimento artístico, turístico e econômico, elevando o potencial cultural da cidade, em criatividade e confecção de peças, desde sua criação até a comercialização. Quando expomos nosso potencial produtivo, vinculamos a ele nossa história, nossas raízes, nosso conhecimento, nossa crença. A Felinju é a divulgação mais preciosa de nossas riquezas culturais, sendo assim, um patrimônio imaterial de grande importância, que merece ser conservado e está registrada como Patrimônio Cultural de Juruaia  pelo Decreto Municipal n° 1.443, de 25 de Novembro de 2021", ressalta a supervisora de Cultura de Juruaia, Ozana de Oliveira.
Para o prefeito Celsinho, a Felinju é  maior representação da cultura e economia de Juruaia. "É um dos momentos mais importantes para a nossa cidade e que mostra a competência de nosso povo e nossa veia empreendedora", disse o prefeito.
 
Felinju
A Felinju é um dos maiores eventos de moda íntima do país e, definitivamente, o maior de Minas Gerais, realizado em Juruaia – a Capital da Lingerie.
A primeira edição aconteceu em 1998. Na época, a Feira contava com desfile de coleções em locais ao ar livre. Na última edição presencial, 20 mil visitantes passaram pelo Centro de Eventos (EXPOJU) para visitar os estandes e assistir aos desfiles diários com os lançamentos da coleção outono/inverno.
Em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, ganhou sua primeira edição totalmente online, sendo pioneira no setor de eventos de moda, conquistando destaque em todo o Brasil e mantendo as vendas por meio dos canais digitais aquecidas. Em 2021, 50 empresas participaram da feira on-line.
Além dos desfiles exclusivos e dos estandes especialmente decorados e cheios de novidades do mundo da moda, o evento se une ao Festival Gastronômico Sabores de Juruaia, com muita variedade de comidas típicas e bebidas com shows regionais.
A história da Felinju também está sendo registrada em um documentário produzido pelo Departamento de Cultura de Juruaia. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juruaia)
 
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!