Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cidades

“Nicanor” está de volta à Praça do Trabalhador

sábado, 13 de novembro de 2021
“Nicanor” está de volta à Praça do Trabalhador Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé

Monumento em Homenagem ao Trabalhador Rural recebeu revitalização, aumento do pedestal, luzes e religação das bombas d’água da fonte

No dia 27 de julho, o Monumento em Homenagem ao Trabalhador Rural (Nicanor) foi retirado de onde esteve nos últimos anos para uma revitalização. Enquanto esteve em obras, o local ganhou elevação de um metro e a estátua foi revitalizada, realçando sua cor natural.
O Monumento em Homenagem ao Trabalhador Rural foi inaugurado em 31 de dezembro de 1999 (na ocasião, o prefeito era também Dr Heber) e está situado no “coração da cidade”, na principal avenida da cidade, a Conde Ribeiro do Valle, e é circundado por dois dos mais imponentes bens tombados pelo município: a Prefeitura e o Teatro Municipal. A estátua fundida em bronze artístico é obra do escultor mineiro de Congonhas, Luciomar Sebastião de Jesus, e representa o apanhador de café “Nicanor” (apelido carinhoso que recebeu da população). Justa homenagem para com aqueles que, durante mais de 100 anos, produzem a principal riqueza do município: o café. Assim, o Monumento cumpre o papel de homenagear os trabalhadores do campo, que ajudaram e ainda ajudam no desenvolvimento do município. Ele simboliza a estreita ligação do homem rural com o homem da cidade.
“Esta é uma homenagem muito importante para este povo que, com seu suor, ajudou a construir esta cidade e, com suas mãos, cuidam de um dos nossos bens mais preciosos, o café. Nicanor está aqui no coração da cidade para lembrar a todos os que passam pelo centro da cidade da importância deste trabalhador para nossa Guaxupé”, explicou Dr. Heber. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé)

Comente, compartilhe!