Guaxupé, quarta-feira, 15 de maio de 2024
Cidades

Em Guaxupé, Casa de Natal adia comemoração dos 25 anos

segunda-feira, 8 de novembro de 2021
Em Guaxupé, Casa de Natal adia comemoração dos 25 anos Na Casa do Papai Noel 2020, correntes impediram a entrada do público. (Fotos: Divulgação)

Veja fotos de 22 casas

A pandemia adiou a comemoração dos 25 anos da Casa de Natal ao lado do Parque Infantil (Escola Municipal Cel. Antônio Costa Monteiro). Na primeira semana de novembro, a temática deste ano ainda foi definida. A casa é sempre aberta ao público em 10 de dezembro. Em média, a estrutura elétrica e decorativa leva uma semana ou mais para ser concluída.
Uma das organizadoras da casa natalina, Iara Monteiro Ferreira Felipe da Silva, acredita que neste final de ano não haverá correntes para impedir a entrada do público no espaço decorado, como aconteceu no ano passado. Como consequência da pandemia, a maioria dos visitantes viu a casa dentro do carro. 
Já está definido que em 2021 não haverá Papai Noel, no formato de boneco de gelo, para os visitantes ficarem ao lado e tirarem foto. Causaria aglomeração e muito contato. Geralmente, os adultos abraçam o Papai Noel maior para serem fotografados. O de tamanho menor é sob medida para as crianças. A máquina de neve também não funcionará enquanto houver pandemia.
Outra limitação atual é a aquisição de materiais que, geralmente, estão associados à temática do ano. Além do jardim da casa da família Salgado, as janelas, a porta da casa e da garagem, a fachada e uma parte do telhado são todos decorados. As matérias-primas devem resistir ao sol, chuva e vento. Também precisam ser leves para garantir segurança local.
Além do Papai Noel para tirar fotos, há um outro (ou mais de um) no do cenário decorativo. Ele já foi visto de bicicleta, em um teleférico, numa gangorra, roda gigante, debaixo de um disco voador e outras situações criativas.
Criada há 25 anos, a Casa do Papai Noel começou a ter um grande número de visitantes a partir da terceira edição. Entrou para o calendário turístico natalino de Guaxupé. Diversas tentativas de inovação foram feitas nesse período. O público rejeitou as cores azul e prateada como predominantes. Preferiu o tradicional vermelho.
Já foi pesquisado e concluído que o público da casa gosta mesmo é de tradicionalismos natalinos, como árvore de Natal com presentes, guirlandas e bico de papagaio (flores vermelhas). Quanto mais iluminada à noite, mais atrativa fica.
No entanto, novidades são bem recebidas e esperadas a cada ano. Nem todas são viabilizadas. Mesmo havendo doadores interessados em apadrinhar pedidos de crianças, a caixa de cartas do Papai Noel não tem essa finalidade. Uma novidade que agradou foram os bancos na calçada da escola.
É uma exposição que dura vinte dias. Depois do Ano Novo, a casa natalina é desmontada.
Nos dois primeiros anos da casa, os organizadores não fizeram fotos. O registro fotográfico começou no século passado, em 1999.
Abaixo, fotos de 2020 a 1999. (Silvio Reis) 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!