Guaxupé, sexta-feira, 10 de maio de 2024
Cidades

Em Guaxupé, novo Decreto permite a reabertura do comércio a partir desta segunda-feira

sexta-feira, 17 de julho de 2020
Em Guaxupé, novo Decreto permite a reabertura do comércio a partir desta segunda-feira De acordo com o Decreto 2.243, a Prefeitura de Guaxupé flexibilizou a abertura do comércio a partir de segunda-feira, 20 de julho (Foto: Ascom/Guaxupé)

     A prefeitura de Guaxupé flexibilizou a abertura do comércio de Guaxupé a partir de segunda-feira, 20 de julho, através do Decreto Municipal 2.243, editado nesta quinta-feira, dia 16, com término previsto para 10 de agosto. A cidade avançou para a onda amarela do Programa Minas Consciente, do Governo do Estado. Assim, será permitida a reabertura de novos segmentos do mercado na onda que representa esta segunda fase. A medida irá impactar 14 municípios do Sul de Minas que aderiram ao Programa do Governo.
     Dentre outras medidas, o novo Decreto Municipal prevê a abertura do comércio em geral, de segunda a sexta-feira, das 5h00 às 21h00. Os bares poderão funcionar até às 21h00, ficando proibido o funcionamento de qualquer atividade comercial, prestação de serviço e atividades de organizações religiosas após às 21h00, com exceção das atividades de Delivery, que poderão atender até às 23h00. De acordo com o decreto, eventos ou encontros, ainda que familiares, em imóveis urbanos ou rurais, estarão sujeitos a multas no valor de R$766,55 aos infratores que descumprirem a lei. Com relação às atividades em academias de ginástica, clínicas personalizadas e clubes de ginástica, haverá uma avaliação da “Comissão para Análise dos Critérios de Segurança Sanitária” e serão emitidas licenças para o início de funcionamento a partir de 29 de julho.
 
Entenda o Programa Minas Consciente
 
     O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” pretende orientar a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado.
A proposta criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população. 
     O Minas Consciente foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia do novo coronavírus.
     Neste sentido, o plano agrega dados econômicos, mas principalmente dados de saúde pública para orientar uma tomada de decisão responsável, segura e consciente.

Comente, compartilhe!