Guaxupé, sábado, 4 de maio de 2024
Cidades

Secretaria de Educação realiza 6º fórum de Boas Práticas Pedagógicas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021
Secretaria de Educação realiza 6º fórum de Boas Práticas Pedagógicas

Devido à pandemia, mantendo a tradição de inovação, o município tem realizado as reuniões e formações para os profissionais da rede municipal e parceira no formato 100% online

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 5 de Fevereiro, o 6º Fórum Municipal de Boas Práticas Pedagógicas, sendo o 1º de forma virtual. O apoio tecnológico para este evento foi promovido pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil, por meio do Supervisor Pedagógico Regional, Rodrigo Leão.  O tema escolhido foi “Argumentação e Cultura Digital no Cotidiano Escolar”. O evento contou com a participação de 320 profissionais da educação. O formato favoreceu a troca de experiências ao vivo, a interação pelo chat por meio de perguntas, possibilitando relacionar os conteúdos apresentados às práticas pedagógicas da rede. Além de servir como boas-vindas aos profissionais da educação, o fórum tem como objetivo acolher, valorizar e divulgar o excelente trabalho desenvolvido pelos professores e equipes diretivas.
O destaque ficou por conta dos seguintes relatos de experiências: Professoras Paula Pioli, da E.M.E.I.; professoras Thereza Buffoni e Luciana Michetti, da E.M.; Dona Olympia Leite Ribeiro, com o tema “Contribuições e impactos do IV Encontro Pedagógico de 2020”;  a Especialista da Educação Ana Carolina R. Sandroni dos Santos apresentou o relato de experiência “Projeto de investigação na Formação Docente”, desenvolvido na E.M.E.I. Santa Rita de Cássia no ano de 2020; a professora de educação física da rede municipal, Marizaura  de  Fátima Pinto relatou sobre  “Projeto Atlas -  Nomes que contam a história das cidades mineiras: valorizando a cultura local nas aulas de Educação Física”; professora e atual Assessora Técnica da Secretaria de Educação, Cristiane Thaise Bonfim Picinato apresentou “As implicações e possibilidades pedagógicas por meio de experiências em multiletramentos”. E ampliando as perspectivas educacionais, o professor de música Jovane Oliveira descreveu sobre seu trabalho que alcançou destaque internacional, da importância dos seus estudos e da cultura digital na sua vida profissional.
Os momentos culturais foram preparados pela especialista de Educação da E.M. Dr Carlos Ribeiro de Souza, Valéria Semar e seu filho Andrês, e pelo professor e artista guaxupeano, Rodrigo Pires.
A Secretária de Educação, Sandra Costa, explicou que o fórum tem possibilitado o compartilhamento de boas práticas dos profissionais da educação sobre as estratégias de trabalho utilizadas para ultrapassarmos os novos desafios educacionais. “A pandemia nos trouxe diversas necessidades e mais do que nunca percebemos a necessidade de saber o que fazer e porque fazer. Encontramos novas formas de ver o mundo, de aprender, de educar, de nos educarmos...”, enfatizou.
O tema cultura digital foi abordado na palestra “Metodologias e tecnologias no apoio para a Educação Ativa”, proferida pela Professora Iara Penkal e pelo  rofessor Rodrigo Fornalski, ambos assessores do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Eles destacaram que o processo de ensinar e de aprender necessitará da construção de novos espaços de aprendizagem para além do cenário da sala de aula, ou seja, um ensino híbrido. O uso ético, qualificado e seguro das tecnologias digitais agradou os participantes que estão envolvidos em diversas formações relacionadas ao letramento digital. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé)
 

Comente, compartilhe!