Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Bombeiros em Ação

Bombeiros capturam mais uma cobra Caninana em quintal de residência em Guaxupé

quinta-feira, 3 de agosto de 2023
Bombeiros capturam mais uma cobra Caninana em quintal de residência em Guaxupé Foto: Corpo de Bombeiros de Guaxupé

A equipe do 2º Pelotão de Bombeiros foi acionada na manhã dessa quinta-feira, 3 de agosto, para a captura de uma cobra dentro do quintal de uma residência no bairro Vale Verde, em Guaxupé.

No local, os bombeiros retiraram a Caninana de grande porte, de aproximadamente 2 m, que estava no canto do muro do quintal da residência.

Após a captura, a cobra foi solta pela equipe de bombeiros em mata nativa da região.

Caninana
Como já explicado em matéria anterior, do dia 22 de julho (
clique nesse link para ler a matéria), a caninana, Pilotes pullatus, é uma serpente preta e amarela que não tem veneno e não é agressiva com humanos. Ela pode até morder ao se sentir ameaçada, mas não representa perigo para o homem.

Apesar do tamanho da cobra capturada, essa serpente pode chegar a 3 metros de comprimento e pertence à família Colubridae, sendo conhecida, também, pelos nomes populares de araboia, jacaninã, iacaninã ou cobra-tigre.

A caninana gosta de viver em climas amenos e pode ser encontrada no Brasil, na Mata Atlântica, no litoral do Nordeste até o Amazonas. Também é natural encontrá-la em outros países da América do Sul, no México e em países da América Central, além de Trinidad e Tobago. Pode ser vista em florestas, topos de árvores, rios e lagos.

Orientações
Atenção! O Corpo de Bombeiros traz as seguintes orientações em casos de avistamentos de serpentes em áreas habitadas:
1) não mate nem maltrate o animal;
2) Não tente capturar a cobra;
3) Trate todas como peçonhentas;
4) Não se aproxime demais do réptil, ao contrário, mantenha-o sob vigilância de uma distância segura e acione o Corpo de Bombeiros, através do tri dígito 193, para retirada segura e posterior soltura do animal em local apropriado.

Comente, compartilhe!