Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Bombeiros em Ação

Bombeiros realizam simulado de evacuação na Santa Casa de Guaxupé

segunda-feira, 31 de julho de 2023
Bombeiros realizam simulado de evacuação na Santa Casa de Guaxupé Fotos: Corpo de Bombeiros de Guaxupé

Cumprindo cronograma preventivo do estado de Minas Gerais, o CBMMG, por meio do 2º Pelotão de Bombeiros em Guaxupé, executou no início da tarde dessa segunda-feira, 31 de julho, a Operação Rota de Emergência.

Essa operação preventiva tem por finalidade organizar simulados em hospitais públicos com o objetivo de auxiliar os funcionários da instituição a se prepararem para um eventual sinistro na instituição hospitalar, além de disseminar a cultura de prevenção e autoproteção nas unidades de saúde de todo o estado.

Dentro da dinâmica preventiva proposta pela Operação Rota de Emergência, foi realizado pelo Corpo de Bombeiros um simulado de apronto operacional (tempo resposta dos militares do Corpo de Bombeiros) e evacuação com os funcionários da Santa Casa de Guaxupé.

O simulado teve como objetivo principal orientar e treinar os funcionários a agirem em uma situação hipotética de emergência, como incêndio, por exemplo, promovendo a evacuação segura dos pacientes e demais funcionários para a zona fria (área segura, longe do sinistro).

Ao todo, 8 bombeiros, 3 viaturas e 86 funcionários do hospital participaram do treinamento, que teve a parte teórica (onde os funcionários foram instruídos sobre os procedimentos de segurança, dentre outras coisas) e a parte prática, já com a execução da evacuação do hospital.

Na avaliação do simulado, foram observados tempo de retirada dos pacientes e funcionários, organização, conhecimento das rotas de fuga e equipamentos de emergência, dentre outros.

Ao mesmo tempo em que a evacuação era iniciada, as viaturas foram acionadas no quartel e levaram exatamente 08':10" para estarem prontas no local, já posicionadas, inclusive dentro do pátio do hospital, prontas para atuação.

No geral, 04 minutos e 46 segundos foram gastos até que os 17 setores da Santa Casa fossem evacuados.

Para evitar transtornos ou prejuízos ao atendimento de saúde, nenhum paciente real foi usado na simulação, cabendo tal papel aos próprios funcionários envolvidos no procedimento.

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!