Guaxupé, quarta-feira, 8 de maio de 2024
Bombeiros em Ação

Dois incêndios de grandes proporções destruíram quase 80 hectares de vegetação em Guaxupé e São Pedro da União

domingo, 4 de setembro de 2022
Dois incêndios de grandes proporções destruíram quase 80 hectares de vegetação em Guaxupé e São Pedro da União No primeiro incêndio foram consumidos em torno de 15 hectares de vegetação (Fotos: Corpo de Bombeiros de Guaxupé)

O primeiro incêndio atendido pelos bombeiros de Guaxupé teve início na fazenda Alto da Serra, no início da tarde deste sábado, 3, por volta de 12h00,  nas margens da estrada vicinal que liga a BR-146 ao bairro rural da Jacuba, município de São Pedro da União. 

O incêndio acabou atingindo área de pastagem, lavouras de café e mata nativa da região, destruindo aproximadamente 15 hectares de vegetação.

O combate foi realizado pelos bombeiros, com o apoio de um caminhão pipa e uma moto niveladora, ambos da prefeitura de Guaxupé, além de todos os sitiantes locais.

Aproximadamente 8 mil litros de água foram gastos no processo.

As chamas consumiram em torno de 15 hectares de vegetação.

Segundo incêndio
Os trabalhos dos bombeiros tiveram que ser suspensos no local para empenho da equipe no segundo incêndio, que ocorreu às margens da BR-146, nas proximidades do Motel Houston, sentido Guaxupé/Muzambinho.

Devido à intensa vegetação seca, as chamas atingiram proporções gigantescas e ficaram fora de controle, perfazendo os sítios vizinhos.

Com o apoio do caminhão pipa da prefeitura de Guaxupé e todos os sitiantes e funcionários locais, as chamas foram combatidas inicialmente próximo à rodovia para evitar acidentes e, posteriormente, nos sítios atingidos.

Lavouras de café do sítio foram atingidas pelas chamas e o gado teve que ser retirado às pressas do pasto para não se queimar.

O segundo incêndio foi combatido as 2h00 da madrugada, e 65 hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas.

Juntando os dois incêndios, aproximadamente 80 hectares de vegetação foram queimados.

Felizmente, nas duas ocorrências, ninguém ficou ferido.

Foram gastos em torno de 10 mil litros de água, além de bombas costais, sopradores e abafadores no combate às chamas.

As causas presumíveis dos incêndios são de que sejam criminosos, porém, até o momento, nenhum autor foi identificado.
 
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!