Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Agropecuária

Cooxupé traz lançamentos e novas tecnologias para a Femagri 2024

quarta-feira, 6 de março de 2024
Cooxupé traz lançamentos e novas tecnologias para a Femagri 2024 Foto: Divulgação

Feira organizada pela cooperativa apresenta soluções em maquinários e equipamentos para produtores de café e outras culturas

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de março, a Femagri 2024 (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) traz lançamentos e novas tecnologias para os cafeicultores.

Organizado pela Cooxupé, pois, o evento está mais diversificado neste ano e apresenta soluções e alternativas para atender outras atividades agrícolas. Como, por exemplo, milho, soja e feijão.

Novas tecnologias
De acordo com o supervisor de Mercado de Máquinas da Cooxupé, Douglas Ferreira, um lançamento do mercado marca presença na feira. Ou seja, o trator MT7, da empresa LS Tractor. Além disso, terá o pulverizador autopropelido Overland. Que, sobretudo, tem a função de aplicar de forma adequada e específica os defensivos agrícolas no alvo danificado e atingido pela praga.

Além de tecnologias para agricultura de precisão, como piloto automático no trator e drones de pulverizações.

“A Femagri traz as novidades do mercado em relação a maquinários e tecnologias para atender nossos mais de 19 mil cooperados. Como, também, apresenta soluções para atender ao produtor da cultura de grãos. Além disso, na feira, o cooperado pode conhecer os serviços oferecidos pela Cooxupé. Como, por exemplo, seguro agrícola, financiamento de crédito rural pela Vect.Ag, café especial da SMC e torrefação. Além de obter mais informações sobre ações sustentáveis com boas práticas agrícolas no estande do Protocolo Gerações”, diz Douglas.  

A seguir, confira cinco soluções para colheita que estarão expostas na Femagri 2024.

1. Pulverizador autopropelido
Também chamado de automotriz ou autopropulsor, este produto age de forma sucinta e meticulosa dentro da lavoura. Isto é, ao possuir alta tecnologia de precisão, além de uma eletrônica que permite total controle da pulverização.
Apresenta, ainda, alto desempenho. Atingindo, portanto, uma velocidade de pulverização que varia entre 15 a 30 km/h. Dessa forma, o maquinário pode chegar a uma velocidade operacional próxima a 40 km/h.

2. Agricultura de precisão
De antemão, as tecnologias de agricultura de 
precisão se baseiam na preparação de solo, plantio, cultivo. E, ainda, a utilização dos insumos básicos necessários para a produção. Como, por exemplo, terra, água, fertilizantes, herbicidas e inseticidas. Ou seja, da maneira mais precisa, reduzindo os gastos e tornando o dia a dia no campo mais fácil.

3. Piloto automático
Por meio de uma antena instalada no teto do trator, o sistema de piloto automático recebe as coordenadas do GPS. Guiando, desde já, de forma automática e com exatidão o trajeto definido no sistema.

4. Drone de pulverização
Além de identificarem áreas de ataque de pragas e doenças e monitorarem a saúde das plantas de maneira precisa, os 
drones aplicam insumos via pulverização.
A princípio, essa aplicação é feita com base no mapeamento da área, por meio de um sistema que utiliza sensores de laser e ultrassom. Com essa tecnologia, em suma, o equipamento consegue fazer a aplicação de defensivos de maneira precisa e ágil.

5. Trator MT7
Primeiramente, a produção de culturas em áreas restritas e com plantio adensado traz características especiais para sua mecanização. Como na cafeicultura e a fruticultura.
Acima de tudo, a Femagri 2024 apresentará o lançamento da LS Tractor, a nova série de tratores MT7. Em conclusão, eles são equipados com motores Perkins de quatro cilindros, com 80 e 93 cavalos de potência. Ademais, apresentam características como baixo ruído e vibração, além de um aumento significativo de torque e potência.

Credenciamento
Em síntese, a Femagri 2024 é aberta aos cooperados da Cooxupé e produtores de café. Logo, fará o credenciamento dos visitantes na recepção, das 8h às 18h.

Por fim, o evento terá uma área de 107 mil metros quadrados e o estacionamento conta com mais de 3.200 vagas.

Serviço
Femagri 2024
Quando: De 20 a 22 de março, das 800h às 18h00
Onde: Guaxupé/MG
Endereço: Avenida Vereador Nelson Elias, bairro Japy.

Comente, compartilhe!