Guaxupé, sexta-feira, 17 de maio de 2024
Agropecuária

Altas temperaturas danificam o café em Muzambinho

segunda-feira, 5 de outubro de 2020
Altas temperaturas danificam o café em Muzambinho As altas temperaturas têm danificado a plantação de café em Muzambinho (Foto: Notícias Agrícolas)

Além da falta de volumes expressivos de chuva em Minas Gerais, as altas temperaturas também estão castigando o café no maior estado de produção do país. Após uma safra de alta produção e de qualidade acima da média, as condições do clima preocupam para a próxima produção, que naturalmente tende a ser de bienalidade baixa para o café tipo arábica no Brasil. 
Em Muzambinho, o produtor Alaor Elias da Silva também sentiu os impactos das altas temperaturas dos últimos dias. A última chuva expressiva na lavoura foi registrada em abril, mas os baixos volumes registrados no mês passado foram suficientes para a abertura da florada. "Antes não estava dando para ver o tamanho do problema, agora com esse calor podemos ver as condições reais da planta, agora está dando para ver o tamanho do estrago", comentou. 
Alaor destacou que ainda é muito cedo para quantificar as perdas, mas com base em outros anos, o estado atual da lavoura indica que pelo menos 20% da sua produtividade no ano que vem já está comprometida. "Nós não temos irrigação aqui porque ficamos em um lugar mais alto, mas ainda assim estamos enfrentando esse problema de sol muito quente", comentou. 
As previsões meteorológicas mais recentes começam a indicar um retorno mais efetivo das chuvas para Minas Gerais nos próximos dias, a preocupação, no entanto, é com as altas temperaturas. "O problema é que se o sol continuar quente, o botão que ainda não abriu pode derreter e danificar a próxima florada", comentou. (Notícias Agrícolas)

Comente, compartilhe!