Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Agropecuária

Cooxupé fecha parceria com a Recicla Guaxupé para repasse de recicláveis

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
Cooxupé fecha parceria com a Recicla Guaxupé para repasse de recicláveis Parceria entre as duas cooperativas prevê o repasse de todo material reciclável gerado nas unidades da Cooxupé em Guaxupé (Foto: Divulgação)

Iniciativa ambiental e social da cooperativa cafeeira prevê a doação, em média, de 15 toneladas por mês de material a instituto da cidade mineira

Contribuindo com a preservação ambiental e preocupada com o social, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) vai destinar todo o material gerado por meio da coleta seletiva interna para a Recicla Guaxupé, uma cooperativa de catadores de recicláveis da cidade mineira, pertencente ao Instituto Recicleiros. 
 
Uma parceria entre as duas cooperativas foi fechada no último mês e prevê o repasse de todo material reciclável gerado nas unidades da Cooxupé em Guaxupé, sendo principalmente plástico, papel e metal. Esse trabalho se iniciou em 2022 como projeto piloto no CDI (Centro de Distribuição de Insumos).
 
Com a expansão para todas as unidades da Cooxupé em Guaxupé, estão sendo destinadas, em média, 15 toneladas mensais, o que representa 30% do volume coletado em toda cidade pela cooperativa de catadores (50 toneladas). De acordo com a estimativa da Recicla Guaxupé, a unidade de processamento tem a capacidade para receber e processar 250 toneladas/mês, projetada de acordo com estudo de geração desse tipo de material pelo município.
 
Além disso, é importante destacar que, desde o início do projeto, a Cooxupé destinou mais de 150 toneladas à Recicla Guaxupé.
 
“A área de Logística e Operações da Cooxupé, assim como a realização de obras por meio do Departamento de Infraestrutura, geram um grande volume de sucata metálica que, ao ser destinada para a Cooperativa Recicla Guaxupé, irá contribuir com o seu crescimento e gerará um grande benefício social aos seus cooperados", afirma o superintendente de Logística e Operações da Cooxupé, Deivison Ricciardi Ferreira. 
 
Atualmente, a Recicla Guaxupé processa pouco mais de 50 toneladas/mês de recicláveis, oriundos da coleta seletiva municipal e de doações de grandes geradores. O repasse de materiais pela Cooxupé impactará positivamente nos resultados da cooperativa de reciclagem e, consequentemente, na renda das 19 famílias cooperadas.
 
Parceria ambiental e social
De acordo com Bethânia Modesto, líder local da Recicla Guaxupé, a parceria firmada reforça o compromisso socioambiental da Cooxupé, que tem entre os princípios cooperativistas o interesse pela comunidade, promovendo ações e projetos que motivam seus colaboradores, cooperados e a sociedade na qual atua e está inserida. 
 
"A Cooxupé tem uma preocupação muito grande com o meio ambiente. Há um notável compromisso com esse aspecto ambiental, por isso nos procuraram. Mas, também tem o lado social, que foi determinante para estreitarmos essa parceria. A partir da visita à Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR), o time de ESG da Cooxupé se encantou com o que viu", conta Bethânia. 
 
Gerente de ESG da Cooxupé, Alexandre Vieira Costa Monteiro diz que a iniciativa de destinar todo o material reciclável gerado nas unidades de Guaxupé para a cooperativa Recicla Guaxupé, além de atender ao princípio cooperativista da Intercooperação, está diretamente ligada aos pilares do ESG.
 
"Em especial ao 'Ambiental', por fazer a destinação correta dos resíduos, e ao 'Social', ao promover uma melhoria aos cooperados dessa cooperativa de catadores, com a possibilidade de seu crescimento e aumento de renda", reforça Monteiro.
 
Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, toda a comunidade local ganha com a parceria entre as duas cooperativas.
 
“A Cooxupé está sempre atenta para ações ESG e essa é uma delas. É salutar para a cidade de Guaxupé, que ganha em preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, em mais qualidade de vida, principalmente, para as famílias que fazem parte da cooperativa Recicla”, conclui.
 
 

Comente, compartilhe!