Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Agropecuária

Prêmio Ernesto Illy: cooperados da Cooxupé estão entre finalistas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022
Prêmio Ernesto Illy: cooperados da Cooxupé estão entre finalistas Foto: Divulgação

Seleção 2022 conta com 8 lotes provenientes do sul de Minas e SP, de produtores da cooperativa

A illycaffè anunciou os 40 cafeicultores selecionados para a final do 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. E do total de 500 amostras inscritas, 8 são de cooperados da Cooxupé que chegaram à etapa final.
 
PRÊMIO ERNESTO ILLY
As amostras, enviadas das principais regiões produtoras de café arábica do país, foram, portanto, analisadas pela Experimental Agrícola do Brasil e pela Comissão Julgadora da premiação, composta por especialistas em espresso da illycaffè.

Assim, o coordenador do Departamento de Classificação da Cooxupé, Luiz Evandro Ribeiro, explica que o café não pode ter nenhum tipo de fermentação e ainda seguir determinados critérios.

“O forte deles é o expresso. Então, precisa ser um café mais encorpado, no padrão cereja descascado, com baixa fermentação e acidez. E o sabor tem que ser mais para o caramelo, chocolate, nozes e avelã”, diz.

REGIÕES
Minas Gerais, que é o maior produtor do país, reuniu 7 cooperados da Cooxupé que produzem na região sul. E ainda há, pois, na disputa um cooperado paulista, que produz cafés na divisa, na região da Serra da Mantiqueira.

Os cooperados que entraram na premiação ao ter seus lotes identificados pela Classificação da Cooxupé: Marcos José Ribeiro Monteiro, da Matriz, em Guaxupé; Hissato Oba, de Alfenas; Denis Leonardo Gomes, de Nova Resende; Felipe Lopes da Costa, de Botelhos; Haroldo Vilela de Carvalho, de Conceição de Aparecida; e, por São Paulo, Luiz Antônio Poli, da unidade de Caconde.

Já os outros cooperados são Silvia Ivani Pedroza Ribeiro do Vale, de Guaxupé, e Agro Fonte Alta, de Campestre.

ATRIBUTOS DO CAFÉ
A análise levou em conta quesitos como: aspecto, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.

Luiz Evandro, no entanto, comenta que, particularmente em 2022, os lotes apresentaram qualidade superior, o que eleva as boas expectativas em relação ao concurso.

“Nesse ano houve uma quantidade maior de cafés doces. O caramelo e o chocolate se mostraram mais presentes. O estresse hídrico de alguma forma pode ter influenciado nesse padrão. E estamos muito confiantes em relação a essas amostras que foram selecionadas”, afirma.

PREMIAÇÃO
Dessa forma, os seis melhores cafés do país serão revelados na cerimônia de premiação, prevista acontecer em São Paulo no primeiro semestre de 2023. Todos os vencedores e finalistas recebem prêmios em dinheiro e diplomas. Além disso, os três primeiros colocados ganham viagem ao exterior para participar do 8º Prêmio Ernesto Illy Internacional.

Durante a cerimônia do 32° Prêmio Ernesto Illy serão revelados ainda os melhores classificadores segundo o Prêmio Classificador do Ano. Por fim, em 2022, vale lembrar, o troféu foi para as mãos de Luiz Evandro Ribeiro, da Cooxupé. (Com Hub do Café)

Comente, compartilhe!