Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Agropecuária

Yara firma com Cooxupé primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde do Brasil

quinta-feira, 17 de novembro de 2022
Yara firma com Cooxupé primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde do Brasil Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Presidente da Cooxupé; Osvaldo Bachião Filho, Vice-Presidente da Cooxupé; Marcelo Altieri, Presidente da Yara Brasil e, ao seu lado, Chrystel Monthean, Vice-Presidente Executiva da Yara Américas (Foto: Divulgação)

Cooperativa será a primeira do País a receber o insumo produzido com baixa emissão de carbono, crucial para descarbonizar a cadeia alimentar e oferecer aos consumidores escolhas alimentares mais sustentáveis

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anuncia durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, a primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde no Brasil. O memorando de intenções firmado com a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, estabelece que, nos próximos dezoito meses, as duas companhias estudarão a viabilidade do fornecimento do insumo de menor pegada de carbono, além de trabalharem na adoção de práticas agrícolas, métodos e ferramentas para diminuir a pegada climática envolvida na produção do café e aumentar a produtividade e qualidade da cultura.

“Esta parceria com a Cooxupé é o primeiro passo da Yara na introdução de um fertilizante verde na agricultura brasileira, em linha com a ambição de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, ajudando na descarbonização da agricultura e da indústria de alimentos e cumprindo a meta de ser neutra para o clima até 2050. O acordo também é um exemplo concreto de como a colaboração entre os elos da cadeia é fundamental para transformar os sistemas globais de produção de alimentos”, diz Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil. 

O fertilizante verde é um insumo produzido com baixa emissão de carbono, com 80% a 100% a menos quando comparado ao fertilizante convencional, com a utilização de matrizes energéticas limpas. O produto a ser entregue para a Cooxupé pode ser oriundo tanto do Complexo Industrial de Cubatão (SP) da Yara, que receberá biometano da Raízen a partir de 2023 para a fabricação de amônia e fertilizantes verdes, quanto das plantas de produção e projetos da empresa espalhados pelo mundo, como na Noruega, Holanda e Austrália. 

"Temos o compromisso de levar aos nossos 18 mil cooperados inovações e soluções para que sua produção seja cada vez mais sustentável. E com essa parceria com a Yara vamos disponibilizar um produto com menores emissões de carbono”, afirma Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé.
 

Comente, compartilhe!